Confira a estratégia da TIM para receber os clientes móveis da Oi

Com expectativa de concluir até maio a compra da Oi Móvel ao lado das concorrentes Vivo e Claro, a TIM detalhou nesta quinta-feira, 24, a estratégia para absorção de clientes oriundos do negócio adquirido.

"A migração de clientes vai acontecer em janelas", afirmou o CEO da TIM, Alberto Griselli, em sua primeira coletiva de imprensa após assumir o comando da empresa. A base de clientes em questão soma mais de 40 milhões de acessos, dos quais a TIM tem direito à maior parte (40%).

Segundo Griselli, a distribuição dos usuários por planos dentro da Oi já foi analisada, permitindo a construção pela TIM de landing plans (ou planos de chegada) iguais ou melhores aos que a base a ser migrada atualmente possui. "O sucesso será o cliente não perceber que o plano dele mudou, a não ser na qualidade", afirmou Griselli.

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O processo, contudo, terá duas etapas. Na primeira, de migração técnica, o cliente será trazido para a rede da TIM como se fosse um usuário de roaming – mas ainda tarifado pelos sistemas da Oi. Segundo o CTIO da TIM, Leonardo Capdeville, tal etapa ocorrerá a partir de janelas regionais seguindo os códigos de DDD.

A expectativa é ter toda a base da Oi na rede da TIM em três meses após o fechamento definitivo do negócio. Os DDDs que serão migrados para operadora são 11, 16, 19, 21, 22, 24, 32, 51, 53, 54, 55, 61 a 69, 73, 75, 89, 93 a 97 e 99.

Já a metade "sistêmica" do processo ocorrerá em seguida, com os usuários passando não apenas para as redes da TIM, mas também para os sistemas da nova operadora. Além do recorte por DDD, essa etapa também será dividida por planos, segmentando pré-pago, controle e pós-pago.

A expectativa é que o processo dure 12 meses a partir do fechamento, mas com percepção pelo cliente de salto de qualidade ainda na primeira fase de integração técnica. Na coletiva, Griselli lembrou que as concorrentes também atuarão no "convencimento" de clientes que estão deixando a Oi. Como definido pela Anatel, nenhuma das operadoras têm direito a manter fidelidade sobre os novos usuários, que poderão escolher para qual prestadora migrarão. A própria Oi diz que o processo todo será "suave".

Sinergias

A TIM não divulgou um número exato de sinergias esperadas com a conclusão do negócio, mas a CFO da operadora, Camille Loyo, apontou que sinergias técnicas devem compor a maior parte do montante.

"Esperamos que a primeira porção de sinergias técnicas signifique de dois terços até 70% do total de sinergias. Somos o player levando a maior parte do espectro, rede e clientes, então é compreensível que sinergias técnicas sejam fortes para a gente", afirmou Loyo, projetando ainda sinergias comerciais.

Anteriormente, a TIM tinha expectativa de finalizar a compra da Oi Móvel ainda em 2021 – o que não ocorreu. Esse atraso deve adiar alguns impactos positivos antes esperados para 2022, bem como levar para 2023 alguns custos que a empresa pretendia realizar neste ano.

Assim, o benefício completo da operação nas cifras da TIM deve ser capturado apenas a partir de 2024, afirmou a empresa. Lá, clientes oriundos da Oi devem ser responsáveis por 15% das receitas líquidas de serviços da operadora e por 20% do Ebitda.

5 COMENTÁRIOS

  1. Todas as operadoras envolvidas so falam em quem vai ficar quem. Mas nao falam em MELHORIAS do sinal. Varios locais de area rural estão sinal, ou com sinal precário.

  2. Só esqueceram de combinar com os clientes da Oi………quanta burrice……a debandada de clientes já começou…..só nod resta uma opção: operadoras virtuais

  3. Tenho Tim, e Oi gosto mais tá oi tem planos melhor,e não tem estresse para fazer ligações, a Tim quando vai fazer uma ligação ela diz para colocar DDD de longa distância código e usar o 41 até mesmo para ligações locais, ou costuma dizer que o número não existe, e a Oi não tem nada disso, prefiro migrar para vivo.

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