Vivo quer chegar a 24 milhões de HPs em fibra até 2024

Foto: Pixabay

Além do spin-off para formação de rede neutra FiBrasil, a estratégia da Vivo para expansão da rede de fibra até o usuário (FTTH) também prevê crescimento orgânico. Ao final de 2020, a companhia contava com 15,7 milhões de casas conectadas (homes passed), um aumento de 4,7 milhões comparado a 2019.

A expectativa é de chegar a 24 milhões de HPs até 2024. Esse número considera a FiBrasil, que terá 1,6 milhão de localidades conectadas "separadas" da base atual. A companhia acredita que essa estratégia poderá também contribuir para maior cobertura da infraestrutura, conforme já dito pela operadora na terça-feira, 23.

Dessas residências passadas, a companhia conta com 3,4 milhões de pontos efetivamente conectados (homes connected), contra 2,5 milhões em 2019. Isso foi possível também com o aumento da cobertura FTTH, que passou de 164 para 266 cidades. 

Notícias relacionadas

Assim, a base de fibra da companhia não está necessariamente crescendo só da migração da tecnologia de cobre (xDSL). Embora a empresa esteja fazendo sobreposição da rede FTTH em "lugares estratégicos", a maior parte do crescimento de 36,3% da base em 2020 veio de clientes novos. 

Segundo o CEO Christian Gebara, onde a Vivo já tem fibra, o cliente migra. "Estamos tentando manter o cliente, mas se ele tem 4 Mbps em cobre e a competição local é em fibra, é impossível de reter, ele certamente vai para essa nova tecnologia [da concorrência]", declara. Ele pondera que a mesma coisa também acontece quando a Vivo é nova entrante na localidade, uma vez que já chega com a fibra. Além disso, o executivo argumenta que as velocidades e a oferta de conteúdos com parcerias de OTTs têm mostrado resultados para atender a demanda.

FWA

Ainda sem regras definidas para o leilão de 5G, Gebara afirma que a operadora espera para realmente ver qual será o investimento necessário. Mas a empresa já vislumbra novos negócios corporativos, com a atualização da tecnologia para Internet das Coisas em indústrias. No lado do consumidor residencial, o foco ainda é na fibra, mas ele não desconsidera o acesso fixo-móvel. "Por que não complementar a presença [com FWA] em áreas remotas? Estamos abertos para todas as opções", disse. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!