Brasil deve puxar crescimento da Telecom Italia no triênio 2021-2023

Luigi Gubitosi, CEO da Telecom Italia

O plano industrial da Telecom Italia (controladora da TIM) apresentado junto ao balanço operacional de 2020 da empresa projetou o Brasil como principal motor do crescimento do grupo neste triênio.

Entre 2021 e 2023, a empresa prevê estabilidade ou alta de no máximo um dígito único para as receitas e Ebitda da operação global. A situação é distinta quando analisada apenas a operação brasileira: caso a absorção de ativos da Oi Móvel ocorra com sucesso, a Telecom Italia espera alta de dígito único alto na receita e de dois dígitos no Ebitda. Para tal, a empresa já está preparando investimentos adicionais no País.

Resultados

Notícias relacionadas

De forma geral, a Telecom Italia fechou 2020 com receita total de 15,805 bilhões de euros, em queda de 12,1%. Apenas no quarto trimestre, a baixa ficou em 8,9%, para 4,148 bilhões de euros.

Também houve recuo no Ebitda: de 17,3% no ano (para 6,739 bilhões de euros) e de 1,9% no quarto trimestre (para 1,621 bilhão). A notícia positiva foi o lucro de 7,3 bilhões de euros durante o acumulado do ano: neste caso, houve impulso positivo após realinhamento tributário realizado pelo governo italiano. A medida liberou 5,9 bilhões de euros ao balanço da empresa.

A Telecom Italia também comemorou os resultados de transformação realizada ao longo dos últimos dois anos. Entre os destaques estão parcerias com a Vodafone (na empresa de torres Inwit), com o Google Cloud e a criação da subsidiária de data centers Noovle.

A criação de uma rede fixa nacional na Itália ao lado do governo do país também foi citada. Segundo o CEO da companhia, Luigi Gubitosi, a mudança no comando político italiano (com a entrada de Mario Draghi como primeiro-ministro) não implica em alteração da estratégia. Além do projeto de redes neutras, a empresa também acredita em recuperação da economia na Itália ao longo de 2021, inclusive a partir de estímulo financeiro fornecido pela União Europeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!