Publicidade
Início Newsletter Conselheira do Cade sugere revisão das regras de TV paga em defesa...

Conselheira do Cade sugere revisão das regras de TV paga em defesa de pequenos operadores

Regulação

Depois de pedir a rejeição da joint-venture do SBT, Record e Rede TV para licenciamento conjunto de programação na TV paga, a conselheira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Cristiane Alkmin Schmidt, sugeriu melhorias na regulamentação do serviço de TV por assinatura, com o objetivo de proteger as pequenas operadoras. Na opinião dela, o poder dado às emissoras abertas de proibir a transmissão (retransmission consent) de seus canais não prejudica as grandes empresas, porém pode inviabilizar o modelo de negócios das pequenas.

Por esta razão, após ler seu voto na sessão dessa quarta-feira, 24, no Cade, fez uma série de recomendações à Anatel, como a revisão das regras de verticalização entre líderes do mercado de TV paga. Ela vê aspectos anticompetitivos na verticalização da Globo, Net e Sky, cujos efeitos vão além da participação societária, que é vetada pela Anatel. Para ela, a ligação da Globo com uma empresa pequena não traria o menor problema.

A conselheira também vê necessidade de se estabelecer a lista das geradoras e retransmissoras neste novo marco digital, semelhante à estipulada para o sinal analógico, porque o must carry continua. Outra sugestão é de tentar dar um tratamento assimétrico entre as operadoras pequenas e grandes no âmbito da negociação com as TVs abertas. Ela sugere a reversão da decisão de transmitir de graça o sinal digital pelas operadoras e não pelas emissoras, no caso das pequenas. “Não sei nem se é viável, mas é um caso para a gente pensar junto”, disse. Esse aspecto, contudo, está estabelecido na Lei do SeAC, que assegura aos radiodifusores a palavra final sobre o carregamento dos sinais digitais em caso de inviabilização de uma acordo comercial.

Notícias relacionadas

A conselheira foi ainda mais longe e defendeu a revisão dos parâmetros da cobrança dos preços isonômicos e não discriminatórios por parte dos programadores, e a fixação de diferencial de preço máximo. Da mesma forma, propôs estabelecer parâmetros da cobrança de preços isonômicos e não discriminatórios das TVs abertas e operadoras, fixando também diferencial máximo de preços. “O custo da programação é muito maior para as pequenas”, ressaltou.

Para a Anatel e a Ancine, a conselheira recomendou a divulgação de uma portaria conjunta para estabelecer de forma mais clara o alcance das duas agências. “Isso já está na lei, mas ainda pode confundir os administrados”, avaliou.

Averiguações

Além das recomendações para as agências reguladoras, a conselheira pediu à Superintendência-Geral do Cade para averiguar se há venda casada de TV aberta e TV paga (venda casada) pela Globo. “Eu não estou dizendo que há, apenas que pode ser que haja, embora a TV Globo tenha negado isso, mas houve denúncias”, disse.

Para a relatora, se de fato isso estiver acontecendo, é muito complicado porque a Globo tem 39 canais de TV paga, o que pode dignificar o exercício de poder de mercado. “Muito embora, quero ressaltar, que esse não seria um problema para a Band. Acho até interessante, porque como ela é menor e tem quatro canais pagos, a venda casada é favorável para ela e para o consumidor”, disse. Ela acredita que as operadoras podem não pagar pela TV aberta, o que dá possibilidade a que o consumidor tenha acesso às outras programações, de menor audiência.

O outro pedido à Superintendência-Geral é averiguar se há tratamento não isonômico e discriminatório na relação entre programadores de canais pagos e os pequenos operadores, comparativamente ao tratamento dado aos grandes. “Esse item não tem nada a ver com o ato de concentração que está sendo examinado, mas acredito que haja problemas ai, que se reflete na concorrência”, disse.

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Vamos deixar de debater isso. Do meu lado, torço para que a Globo vá a falência. Viva a Netflix ! Sem regulação do governo, qualquer negócio vai melhor. Quanto mais Estado se metendo, menos qualidade as coisas têm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile