4G e FTTH são prioridades para a Telefônica em 2015

Em seu balanço financeiro referente ao último trimestre e ao ano completo de 2014, que foi divulgado nesta terça-feira, 24, a Telefônica procurou ressaltar o foco no melhor retorno. Em particular, a operadora destaca o crescimento no negócio móvel, que conseguiu compensar a queda no fixo. Com isso, a ideia agora é melhorar a eficiência. Sobretudo, a companhia assegurou que o planejamento de investimentos para este ano de 2015 está intacto, apesar da forte variação do dólar e do cenário macroeconômico.

Notícias relacionadas
De acordo com o CEO da Telefônica, Paulo César Teixeira, o foco da empresa é na qualidade da receita, em especial a proveniente de dados. Tanto que a companhia festeja resultados no 4G e na fibra. "Hoje, 27% do tráfego móvel (da rede da Vivo) é em LTE. E lideramos também o fixo em FTTH (fibra até a residência), somos a escolha na ultra banda larga em São Paulo. Estamos confiantes que, com o tempo, vamos melhorar nosso ARPU de 2015 em diante", declarou ele em conferência para analistas.

No negócio móvel, o foco é nos usuários de dados, sobretudo 4G. A empresa está também reintroduzindo a política de limpeza de base, priorizando os usuários com melhor retorno financeiro. Com desconexões, também é possível economizar com gastos operacionais, como o pagamento de Fistel.

Por outro lado, não houve um grande aumento de base na Internet fixa, mas houve um aumento na quantidade de homes-passed em FTTH – de 3,4 milhões para 4,1 milhões. "Estamos focando em migração do ADSL para a fibra, mas temos algumas áreas onde temos competição com companhias de cabo e nossa infraestrutura é de cobre, então temos desvantagem em competir", declara Teixeira. Ele diz que pretende promover mais a fibra e que 60% das adições líquidas vieram de clientes de outras operadoras. Segundo o executivo, a ideia é aproveitar o ano para aumentar a penetração, em especial em prédios. "Estamos crescendo muito, é mais difícil ter penetração nisso, mas entendemos que neste ano vamos crescer muito rápido porque colocamos mais cobertura, mais cidades, e vamos aumentar muito o número de pessoas com fibra", declara.

Efeitos da macroeconomia

E o cenário de alta de dólar também não preocupa. "Temos taxas já negociadas, e temos uma expectativa razoável de quanto (o Capex) será em reais", declara o CFO da Telefônica, Alberto Aguire. A companhia afirma ter usado um Capex (sem considerar custos com licenças de espectro) de R$ 2,199 bilhões no quarto trimestre, queda de 0,3%, totalizando R$ 6,374 bilhões no ano, aumento de 14,2%. "Basicamente, mantemos nossa estratégia e foco no pós-pago e segmento de alto valor de fixo e móvel", declara Paulo César Teixeira.

Outra estratégia para manter o caixa em 2015 é a renegociação de contratos com fornecedores. "Estamos renegociando aluguéis, fazendo acordos e reduzindo muito os custos relacionados a atividades de suporte", diz Aguire. "Estamos fechando centros de distribuição no Brasil, e isso vai aumentar a eficiência. Vamos trabalhar mais para manter os gastos em controle", completa.

Obviamente, a companhia ainda não contabiliza números relacionados à GVT. De fato, Teixeira não comentou sobre o processo de aquisição, que continua em andamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!