A Telemar lançou nesta quinta-feira, 24, o ?Oi Internet?, seu provedor gratuito de acesso à Web. O projeto consumiu investimento de R$ 10 milhões e é considerado estratégico pela operadora, principalmente depois que a Telemar se desfez de sua participação acionária no iG. ?Uma empresa de telecomunicações precisa oferecer voz local, longa distância, telefonia celular, banda larga e internet. Quem não tiver esses cinco serviços não tem chance de sobreviver no longo prazo?, afirmou Ronaldo Iabrudi, presidente do Grupo Telemar.
O ?Oi Internet? tem cobertura nacional e está disponível inicialmente em 220 cidades. Nas regiões onde a Telemar não tem operação local, o provedor utiliza as redes da Brasil Telecom e da Telefônica. A meta é atingir 500 mil usuários em três meses e 1 milhão até o fim do ano.
A Telemar pretende oferecer até dezembro um novo serviço de acesso em banda larga utilizando o ?Oi Internet? e sua infra-estrutura de ADSL. Porém, ainda não foi definido se a marca ?Velox? será aproveitada de alguma forma.
Diferenciais
Para se estabelecer em um mercado com tantos concorrentes, o ?Oi Internet? traz alguns diferenciais. O principal deles, na opinião de seu presidente, Sergio Creimer, é a oferta de 300 Mb de espaço para e-mails. Outra novidade é o fato de o discador trazer em seu menu a opção de envio de SMS para telefones da Oi. O provedor também oferece 60 Mb para criação de páginas pessoais e 10 Mb para fotologs (home page pessoal de fotos).
Há uma extensa lista de parceiros no fornecimento de conteúdo para o portal do provedor, com canais sobre cinema, fofocas, quadrinhos, humor, games, astrologia etc. Para as notícias, foram fechados contratos com Reuters, Agência Estado e Placar. A princípio o conteúdo é aberto, ou seja, pode ser acessado por qualquer pessoa que navegue pela internet. Mas no futuro aqueles canais considerados de ?conteúdo premium? só poderão ser visitados por quem estiver conectado à Web usando o provedor da Telemar.
Como promoção de lançamento, os 500 mil primeiros usuários do provedor na região 1 que tenham linhas da Telemar ganharão um desconto de 31% nos pulsos excedentes que forem utilizados com o ?Oi Internet?.
Nome
A escolha do nome do provedor se deve a uma pesquisa de marketing que demonstrou a força da marca ?Oi? também no segmento de internet. Com isso, o site www.oi.com.br, que antes servia apenas a subsidiária de telefonia celular da Telemar, foi todo reformulado para, a partir de agora, atender também os usuários do provedor gratuito.