Pesquisa aponta os fornecedores líderes em IoT residencial na América Latina

Foto: Pixabay

[Publicado no Mobile Time] Uma pesquisa recente da Avast com as universidades de Stanford e de Illinois revelou que Google, TP-Link, Samsung, Intelbras, HP e D-Link são os principais fornecedores de equipamentos domésticos para Internet das Coisas (IoT) nas casas dos consumidores na América Central e América do Sul.

Conduzido em setembro do ano passado a partir do app WiFi Inspector da Avast, o estudo considera IoT qualquer dispositivo conectado à rede e que responde a sinais. Considerando apenas equipamentos de IoT doméstico, os pesquisadores enviaram ao Mobile Time um recorte dos líderes na região.

Um dos principais destaques da análise é a ampla liderança do Google em assistentes de voz, com share de 40,6%, o dobro de sua principal rival, a Amazon, que aparece com 18,4%. Ainda aparecem na pesquisa Dell com 7,2% e HP com 2,9%.

Notícias relacionadas

Em roteadores de rede, a TP-Link lidera com 21% na região. A fornecedora fica à frente de Technicolor (7,9%), Mitrastar (6%), Arris (6%) e Intelbras (5,6%). Em dispositivos para automação residencial, a Philips é a principal empresa com 29,5% de share, seguida por SMA (10,2%), Belkin (8,5%) e SI (6,6%).

Nos equipamentos de mídia, a Samsung fica na primeira posição com 27%. Arcadyan (13,7%), Intelbras (9,5%), Google (8,6%) e LG (4,8%) aparecem em seguida. Em dispositivos de vigilância, a líder é a Intelbras (17,5%) com Hikvision (11,8%), Plus (6,2%) e Cisco (5,9%) logo atrás.

Brasil

O estudo possui ainda um recorte sobre o Brasil. Ao analisar 8,6 milhões de dispositivos na região foi possível identificar que 9,7% deles eram de IoT, enquanto 35,2% eram dispositivos móveis; 31,3%, PCs; e 23,9%, elementos de rede.

Global

Ao todo, a pesquisa contabilizou 83 milhões de dispositivos em 16 milhões de residências. Os usuários da América do Norte são os que têm em média mais dispositivos por casa, lá 66% das residências têm ao menos um equipamento de IoT. Na América do Sul a proporção é de 34%, abaixo da média global, que é de 40%.

O estudo chamou a atenção para dois fatores: embora existam mais de 14 mil fabricantes de IoT no mundo, apenas 100 empresas fabricam dispositivos; e mais de 7% de todos os equipamentos ainda usam os protocolos FTP e Telnet, ambos considerados vulneráveis em termos de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!