Nokia lucrou 8 bilhões de euros em 2007

A Nokia fechou o ano de 2007 com lucro operacional de 7,99 bilhões de euros, montante 46% superior aos 5,49 bilhões de euros registrados em 2006. A receita da empresa no ano passado totalizou 51,1 bilhões de euros, 24% a mais que os 41,1 bilhões de euros de 2006. Somente no quarto trimestre houve um crescimento de 34% na receita total quando comparada com o mesmo período do ano anterior, subindo de 11,7 bilhões de euros para 15,7 bilhões de euros.
A área de telefones celulares de camada baixa e média continua sendo a mais importante em termos de receita para a Nokia. Ela é responsável por cerca de metade do faturamento da companhia, tendo registrado uma receita de 25,1 bilhões de euros em 2007. Contudo, trata-se de um segmento no qual a Nokia tem se mantido estagnada ? a variação anual foi positiva em apenas 1% na receita.
A área de aparelhos multimídia, como os modelos da NSeries, por outro lado, cresceu 34% de 2006 para 2007 em receita, atingindo 10,5 bilhões de euros ? cerca de 20% do total. O lucro advindo desse segmento foi de 2,23 bilhões de euros no ano passado, o que representa um aumento de 69% frente ao exercício de 2006.

Notícias relacionadas
A Nokia Siemens Networks também é responsável por uma parte significativa do faturamento da fabricante. Gerou 13,4 bilhões de euros de receita em 2007, mas registrou prejuízo de 1,3 bilhão de euros.
A menor área da empresa é aquela dedicada a soluções corporativas, que registrou receita de 2 bilhões de euros. Foi, porém, a que mais cresceu: aumento de 101% em um ano. Seu lucro operacional em 2007 foi de 267 milhões de euros.

Market share

A Nokia vendeu no quarto trimestre de 2007 133,5 milhões de celulares ? incluindo aí tanto os modelos low end quanto aqueles multimídia e smartphones. Isso representa um crescimento de 27% em comparação com o mesmo período de 2006. A empresa calcula que tenha alcançado com isso 40% do mercado global de telefones celulares, pois estima que no quarto trimestre tenham sido vendidos 336 milhões de telefones móveis mundialmente.
A América Latina representou 10% do total das vendas da Nokia entre outubro e dezembro de 2007, com um total de 13,4 milhões de unidades. Isso significa um aumento de 7,2% em um ano. Quando comparado com o terceiro trimestre, as vendas da Nokia na América Latina cresceram 39,6%, em razão, principalmente, das promoções de Natal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.