Redes dedicadas ganham impulso com 5G, mas modelos de parcerias devem prevalecer

Especialistas que participaram o Teletime TEC nesta terça-feira, 23, reconhecerem que a tecnologia de 5G pode, potencialmente, ampliar as possibilidades de redes dedicadas ou privativas para o mercado corporativo, mas esse não é um caminho simples e, por isso, a tendência é que empresas de telecomunicações atuem como parceiras dos segmentos empresariais que precisem de conectividade.

Helio Oyama, Director Product Management da Qualcomm, pontua que há novas aplicações que só o 5G pode proporcionar, como aplicações de realidade aumentada e virtual. "Os óculos de realidade virtual realmente precisam de baixa latência, o ideal seria em torno de 15 a 20 milissegundos. Apesar de ainda não sabemos todos os casos de uso, mas certamente teremos uma grande oportunidade para incrementar e inovar", exemplificou o executivo no evento.

Para o CEO da V2Com/WEG, Guilherme Spina, o 5G chega com um pacote de tecnologias que permitem uma série de novas utilidades. "Há de fato uma transformação da infraestrutura. Agora, usa-se software para fazer tudo. E acho que as operadoras incumbents vão incorporar ofertas de serviços para além da conectividade", afirmou Spina. Ele também apontou que a forma do leilão organizado pela Anatel permitiu uma harmonia entre as frequências e várias possibilidades para o mercado, com a possibilidade de abertura de oferta de espectro no mercado secundário.

Notícias relacionadas

O gerente de dados da Oi Soluções, Renato Simões, acredita que o desafio hoje para as operadoras não é mais a oferta apenas de conectividade, e sim garantir serviços inovadores com o 5G. E isso exige, por exemplo, uma atenção maior na segurança. Ele também concorda que a oferta do serviço de conectividade deixará de ter uma atuação principal.

Verticais

Guilherme Spina, também destacou que o 5G vai trazer impactos diretos para diversos setores econômicos, e não somente para a indústria. "Já estamos trabalhando algum tempo para entender qual o impacto do 5G nesse processo de digitalização não somente na indústria, mas para diversos procedimentos econômicos", afirmou.

Para Diego Aguiar, head de Inovação da Vivo, o ponto alto da nova tecnologia serão as redes criadas com a possibilidade do slicing de rede, que deverão atender demandas especificas de cada cliente. "É algo muito novo. E por isso, é preciso entender que poucos clientes ainda precisam entender suas finalidades. Ainda é difícil sintetizar sua aplicação, os endereçamentos e de que forma implemento", afirmou o executivo.

Na sua avaliação, não há modelagem de negócio certa ou errada ainda, porque é preciso definir e saber qual foco o cliente vai querer dar para essa nova tecnologia. "Por isso, uma consultoria desde o momento de implantação até o uso da rede é importante. Não existe certo ou errado, mas sim, é preciso conhecer qual estratégia o cliente quer. Estamos no começo, e isso permite trazer muita coisa boa e inovadora para esse modelo de serviço", afirmou. Ele afirmou ainda que a operadora criou uma nova companhia dentro do grupo, para pensar recursos dedicados à verticais. "Queremos que esta nova companhia pense em como construir soluções para cada cliente, a partir de demandas específicas de cada um", disse.

Para o diretor executivo de marketing e negócios da Embratel, Marcello Miguel, há algum tempo as empresas de telecomunicações já estão trabalhando para desenvolver conhecimento e capacidade de desenvolvimento de soluções para diferentes nichos de mercado, mas as parcerias seguem importantes. Segundo ele, não é possível desenvolver soluções sem atuar em parceria com os clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!