Publicidade
Início Newsletter Banda larga móvel em 700 MHz ganha harmonização global

Banda larga móvel em 700 MHz ganha harmonização global

Espectro eletromagnético, radiofrequência, frequência

A Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-15) da União Internacional de Telecomunicações (UIT) se encerra na próxima sexta, 27, e após 21 dias de sessões de debates e deliberações, a indústria móvel conseguiu ver atendida parte de sua demanda para harmonização de frequências para a banda larga móvel.

A WCR-15 conferiu caráter global de harmonização para serviços móveis de International Mobile Telecommunications (IMT) à banda de 700 MHz (694MHz – 790 MHz), conhecida como dividendo digital. Depois das Américas (Região-2 da UIT) e da região Ásia-Pacífico (Região-3 da UIT ) terem adotado a faixa para a banda larga móvel na WRC-2007, Europa, África, Oriente Médio e Ásia Central (Região-1) agora também decidiram alocar oficialmente a banda para o IMT. A decisão prevê ainda proteção complete para serviços de televisão aberta e sistemas de radionavegação aeronáutica que operam na banda.

A batalha por espectro, entretanto, continua. A associação global de operadoras móveis (GSMA) havia manifestado na abertura do WRC-15 apoio à harmonização da banda de 700 MHz que já se desenhava, mas apelou também aos governos do mundo inteiro a transferência da atribuição da faixa de 600 MHz, amplamente usada na Europa para broadcasting de TV, também para a banda larga móvel para “impulsionar o crescimento global contínuo de banda larga móvel”.

Notícias relacionadas

Como já havia antecipado este noticiário, o Brasil é contrário à atribuição dos 600 MHz para o IMT, porque é um espectro importante para a radiodifusão, e a radiodifusão, por sua vez, tem um papel muito importante no modelo brasileiro de telecomunicações. Estados Unidos e alguns países da Ásia lideram a defesa da alocação dos 600 MHz para a banda larga móvel, mas são países que não têm a necessidade de acomodar emissoras de TV nesse espectro. Assim como o Brasil, a posição da Europa é de não destinar essa faixa para o IMT.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile