As vendas mundiais de celulares white box (sem marca), tiveram aumento significativo no terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, revela estudo realizado pelo Gartner. Esses aparelhos aparecem no relatório misturados àqueles de marcas de pequena importância e classificados como "outros", cuja participação subiu de 16% para 33% em doze meses, alcançando a liderança mundial no lugar da Nokia. Em números absolutos, houve um salto de 49,8 milhões para 137,8 milhões de unidades vendidas, um aumento de 176%. A maioria dos celulares "white box" são fabricados na China e exportados para países emergentes, como Rússia, Índia, África e América Latina. Muitos são contrabandeados e há vários casos de produtos vendidos com logomarcas que praticamente copiam aquelas de grandes fabricantes. Alguns, porém, foram capazes de sair da ilegalidade e se transformar em marcas minimamente reconhecidas pelo menos no mercado doméstico chinês, como K-Touch e Gionee, informa um estudo assinado pela Digitimes Research. Segundo o Gartner, o crescimento das vendas de celulares white box não deve arrefecer tão cedo, em razão da intensa procura por aparelhos baratos 2G em mercados emergentes.
O desempenho desses produtos afetou o share dos grandes fabricantes na pesquisa do Gartner. A Nokia segue líder, mas teve sua participação reduzida de 36,7% para 28,2% em um ano. A Samsung, por sua vez, baixou de 19,6% para 17,2%. E a LG caiu de 10,3% para 6,6%. Vale lembrar que outros estudos, inclusive os balanços de alguns grandes fabricantes, excluem os celulares white box na hora de calcular o market share. As participações das demais grandes marcas no terceiro trimestre de 2010 foram: Apple, 3,2%; RIM, 2,9%; Sony Ericsson, 2,5%; Motorola, 2,1%; HTC, 1,6%; ZTE, 1,4%; Huawei, 1,3%.
O mercado de celulares como um todo continua crescendo na casa dos dois dígitos. No terceiro trimestre, foram comercializados 417 milhões de handsets para consumidores finais, o que representa um aumento de 35% frente ao mesmo período do ano passado, informa o estudo do Gartner. Se desconsiderados os celulares fabricados por "outros", contudo, o aumento foi de apenas 7,7%.
No mercado de smartphones o crescimento das vendas em 12 meses foi de 96%, saltando de 41 para 81 milhões de unidades. Nessa categoria, o Gartner analisa o share por sistema operacional. Symbian continua sendo o líder, com 36,6%, mas está perdendo espaço para Android, já que um ano antes detinha 44,6%. O Android, sistema operacional móvel da Google usado por diversos fabricantes, como Samsung, Motorola, LG, Sony Ericsson e HTC, saltou de míseros 3,5% para 25,5%, tomando o segundo lugar da RIM. O iPhone OS, da Apple, embora tenha perdido um pouco de participação (caiu de 17,1% para 16,7%), conseguiu ultrapassar a RIM, cujo share diminuiu de 20,7% para 14,8%. O Windows Mobile foi o maior perdedor: sua participação caiu de 7,9% para 2,8%. O Linux também perdeu metade de seu share, baixando de 4,7% para 2,1%. Outros sistemas operacionais permaneceram com 1,5%.