Justiça proíbe voto do BNDES e da Previ

Acionistas ordinaristas e acionistas controladores da Telemar Participações não poderão votar na Assembléia Geral Extraordinária (AGE) da Tele Norte Leste Participações (TNLP), cuja segunda e terceira convocações estão marcadas para esta sexta-feira, 24, e para próxima segunda-feira, 27, respectivamente. A decisão é da desembargadora Valéria Maron, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, atendendo a um pedido de tutela antecipada feita pelo Polo HG Fundo de Investimento em Ações. Em primeira instância, o pedido havia sido indeferido na 4a Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Com a decisão da desembargadora, acionistas controladores que têm ações preferenciais da TNLP, como BNDES e Previ, não poderão votar. Vale lembrar que a Previ está impedida de exercer seus direitos de controlador na Telemar desde 2000, por ordem da Anatel.
A AGE decidirá a respeito da reestruturação societária da Telemar, que inclui a migração de todas as ações para um único papel, da Telemar Participações, além da pulverização do controle do grupo e a adoção de medidas para a entrada da companhia no chamado ?Novo Mercado?. Como o cálculo de conversão das ações diluirá a participação dos preferencialistas após a reestruturação, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) decidira que apenas os detentores de ações preferenciais poderão votar nesse item. Restava, porém, a dúvida se um acionista ordinarista que tivesse ações preferenciais poderia votar com essas últimas.
A primeira tentativa de realizar a AGE aconteceu na semana passada, mas fracassou por falta de quórum: apenas acionistas que representavam 29,17% dos papéis preferenciais compareceram. O mínimo para se instalar a AGE era de 50%. Para a segunda convocação o quórum também é de 50%. Na terceira, cai para 25%.

Notícias relacionadas
No mercado, comenta-se que para os controladores da Telemar é mais interessante levar a AGE para a terceira convocação, na qual seria mais fácil conseguir aprovar a reestruturação, em razão da exigência de um quórum menor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!