Publicidade
Início Newsletter Um Telecom encara desafios para ser MVNO e entrar no leilão de...

Um Telecom encara desafios para ser MVNO e entrar no leilão de 5G

Foto: Pixabay

Além da operação fixa, a Um Telecom também mantém olho no serviço móvel. O provedor pernambucano anunciou em agosto a intenção de entrada no segmento de Internet das Coisas (IoT) e lançamento como operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), além de estudar participação no leilão de 5G. Mas a empresa ainda precisa enfrentar barreiras em um negócio que só fecha em conta agregado a outros serviços.

No caso do certame, o CEO do provedor, Rui Gomes, diz que é uma boa possibilidade para as operadoras competitivas. Em entrevista ao TELETIME, ele confirmou que há conversas “muito preliminares” para a formação de um consórcio para participar do certame. “São três empresas, mas está tudo muito incipiente“, declara. 

Já a MVNO da Um Telecom deve ser lançada ainda neste ano, disponibilizando voz e dados móveis. Segundo o executivo, o processo de homologação na Anatel ainda está em andamento, mas a empresa tem em estoque os SIMcards para começar a comercialização assim que possível. 

Notícias relacionadas

Desafios

Na opinião do diretor de negócios do provedor, Daniel Gomes (que não é parente do CEO, apesar do sobrenome ser o mesmo), o modelo dessa operação móvel virtual poderia ser melhorado. “MVNO ainda tem muito o que evoluir. Operadora [a MNO que fornece rede] ainda tem poder muito grande, e o preço final para o consumidor é muito baixo. É difícil fazer composição de preço para conseguir ser agressivo na conta“, descreve. 

A percepção é que, se uma MNO “afrouxar” muito, acaba ganhando concorrentes utilizando a própria rede. Por isso, há uma pressão nos custos. A saída para uma MVNO acaba sendo a de agregar receitas. “A gente enxerga como um produto de serviço de valor agregado em cima de outros produtos. Não conseguimos fechar a equação de vender o móvel pelo móvel“, diz o diretor. Isso significa incluir serviço em combos com produtos de Internet fixa, além de oferecer serviços digitais como cloud. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile