UIT elege Houlin Zhao como novo secretário-geral

A Conferência Plenipotenciária da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que está acontecendo nesta semana e vai até o dia 7 de novembro na cidade de Busan, na Coreia do Sul, elegeu nesta quinta, 23, o chinês Houlin Zhao como o próximo secretário-geral da entidade. Zhao assumirá o lugar de Hamadoun Touré a partir do dia 1º de janeiro para um mandato de quatro anos, podendo ser reeleito.

Notícias relacionadas
Em entrevista postada no site da UIT, Zhao afirma que o primeiro passo será criar um novo time de gerenciamento para a entidade. O chinês enfrenta o desafio de tornar a União mais relevante nas discussões internacionais, especialmente as que se referem a políticas de Internet. Segundo ele, a UIT deve se posicionar como "a agência técnica preeminente das Nações Unidas para cooperação mundial em termos de harmonização de espectro, padrões globais de TIC que beneficiem o setor inteiro e criação de capacidade e compartilhamento de conhecimento em todas as regiões".

Ele terá pela frente a necessidade de cortar custos "onde for possível" e procurar ideias da equipe para obter ganhos na produtividade. "Quando nosso orçamento é apertado, precisamos priorizar as bases de que nossos membros – governos, setor privado e meio acadêmico – mais precisam de nós".

Zhao tem experiência de 30 anos no mercado internacional de telecom. Atualmente, ele é delegado da secretaria geral da UIT, onde está desde 2007. Esse posto também terá eleições nesta quinta-feira, com candidatos do Canadá, Mauritânia, Nigéria, Polônia e Reino Unido concorrendo. A votação poderá se estender indefinidamente, mas a União espera que essa e as eleições restantes sejam concluídas em meados da semana que vem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!