Também no ambiente empresarial, SDNs e Wi-Fi são tendências, mas ainda distantes

A Alcatel-Lucent Enterprise, antiga divisão de serviços e equipamentos voltados ao mercado corporativo da Alcatel Lucent (ALU) e que agora ganha vida própria com a entrada da Huaxin, como um novo acionista controlador de 85% do capital da empresa, realizou esta semana o Experience Days Latin America, voltado a clientes e parceiros na região. A empresa anunciou as principais tendências de desenvolvimento tecnológico para o setor, em linha com a nova estratégia da ALU Enterprise, focada em serviços de cloud. Entre as tendências está a massificação das redes definidas por software (SDN) dentro do ambiente corporativo. "As nossas soluções são cada vez mais customizadas para cada cliente", diz Heitor Faroni, diretor de marketing para a divisão de redes da empresa. "Mobilidade é hoje um elemento essencial na estratégia das empresas, mas elas precisam também de uma rede fixa que suporte todos os serviços".

Notícias relacionadas
Com a crescente tendência de uso dos próprios dispositivos pelos funcionários dentro das corporações (BYOD), a proliferação de aplicativos e de necessidades de uso das capacidades de rede dentro das empresas aumenta. "Em 2015 serão nada menos do que 41 bilhões de apps baixados, e há muita mistura entre uso pessoal e profissional para esses apps", diz Faroni. "A experiência do usuário e a flexibilidade necessárias nesse ambiente raramente estão alinhadas com a disponibilidade das redes dentro das empresas". Hoje, lembra eles, poucas empresas têm redes efetivamente SDN.

Tecnologicamente, é possível acompanhar e priorizar o tráfego das redes corporativas de diversas maneiras. E ao contrário dos serviços ao consumidor final, onde a questão da neutralidade de rede é um problema para as teles, no ambiente corporativo, onde há políticas de uso, é possível estabelecer limites de uso sem qualquer tipo de questionamento legal.

Outra tendência é a integração entre dispositivos fixos e móveis, garantindo uma experiência contínua ao usuário. Nesse caso, as redes de acesso Wi-Fi desempenham um papel fundamental no ambiente corporativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!