A Alcatel-Lucent Enterprise, antiga divisão de serviços e equipamentos voltados ao mercado corporativo da Alcatel Lucent (ALU) e que agora ganha vida própria com a entrada da Huaxin, como um novo acionista controlador de 85% do capital da empresa, realizou esta semana o Experience Days Latin America, voltado a clientes e parceiros na região. A empresa anunciou as principais tendências de desenvolvimento tecnológico para o setor, em linha com a nova estratégia da ALU Enterprise, focada em serviços de cloud. Entre as tendências está a massificação das redes definidas por software (SDN) dentro do ambiente corporativo. "As nossas soluções são cada vez mais customizadas para cada cliente", diz Heitor Faroni, diretor de marketing para a divisão de redes da empresa. "Mobilidade é hoje um elemento essencial na estratégia das empresas, mas elas precisam também de uma rede fixa que suporte todos os serviços".
Com a crescente tendência de uso dos próprios dispositivos pelos funcionários dentro das corporações (BYOD), a proliferação de aplicativos e de necessidades de uso das capacidades de rede dentro das empresas aumenta. "Em 2015 serão nada menos do que 41 bilhões de apps baixados, e há muita mistura entre uso pessoal e profissional para esses apps", diz Faroni. "A experiência do usuário e a flexibilidade necessárias nesse ambiente raramente estão alinhadas com a disponibilidade das redes dentro das empresas". Hoje, lembra eles, poucas empresas têm redes efetivamente SDN.
Tecnologicamente, é possível acompanhar e priorizar o tráfego das redes corporativas de diversas maneiras. E ao contrário dos serviços ao consumidor final, onde a questão da neutralidade de rede é um problema para as teles, no ambiente corporativo, onde há políticas de uso, é possível estabelecer limites de uso sem qualquer tipo de questionamento legal.
Outra tendência é a integração entre dispositivos fixos e móveis, garantindo uma experiência contínua ao usuário. Nesse caso, as redes de acesso Wi-Fi desempenham um papel fundamental no ambiente corporativo.