TVs universitárias estudam criação de canal nacional único

Está em estudo dentro da ABTU, a associação brasileira de TVs universitárias, a proposta de criação de um canal universitário nacional unificado, para ocupar o espaço previsto pela Lei 12.485 para este canal nos line-ups das operadoras de DTH.

Notícias relacionadas
A proposta será discutida na assembleia da associação que acontece esta semana em Fortaleza, dentro do Congresso Brasileiro de TVs Universitárias.

No congresso foi apresentado o case do canal colombiano Zoom, que tem 42 universidades afiliadas. O gerente geral do canal, Germán Perez, conta que o Zoom tem distribuição nacional via parabólica (pelo satélite SES 6) e operações de cabo, e produz mil horas anuais de conteúdos originais. O Zoom tem hoje quatro séries documentais e dois documentários em coprodução, inclusive com canais internacionais.

O modelo do Zoom é sustentável. As universidades afiliadas contribuem com US$ 15 mil de taxa de inscrição e US$ 6 mil anuais de manutenção. O Zoom criou um cluster de produção e presta serviços de produção e transmissão de TV para empresas e até outras emissoras, além de participar de editais e projetos públicos.

Ocupação

A TV universitária brasileira vem encontrando dificuldade em garantir seus espaços de exibição. No caso da TV aberta, preocupa o processo de switch-off analógico, previsto para os próximos anos, pois as TVs não têm fôlego para digitalizar o sinal e em muitos casos não conseguiram canal no espectro digital. Temem ser prejudicadas caso a faixa dos 700 MHz seja destinada finalmente às operadoras móveis para o serviço de Internet em 4G.

Uma saída seria a montagem do Canal da Educação, previsto pelo decreto da TV digital, mas segundo dirigentes da ABTU o MEC não quer passar às TVs universitárias esta janela, e ao mesmo tempo não cria o canal, que até hoje não saiu do papel.

Na TV por assinatura elas têm distribuição garantida no cabo, através dos Canais Universitários locais, mas não conseguem ocupar o canal dedicado a elas no DTH, justamente pela falta de um sinal nacional único.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!