Concentração nas redes móveis é o tema oculto da Futurecom

Um movimento novo pode ser percebido em diferentes discursos realizados entre as operadoras de telecomunicações durante a Futurecom e nas conversas reservadas: o de que três competidoras no mercado de telefonia móvel é melhor do que quatro, e que a ideia de partilhar a TIM entre os players existentes talvez seja uma boa ideia.

Notícias relacionadas
Quem primeiro lançou essa ideia foi Otávio Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez, acionista da Oi, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo há algumas semanas. Durante a Futurecom, que aconteceu esta semana no Rio, Zeinal Bava, presidente da operadora, voltou a falar sobre um ciclo de consolidações que se aproxima, do qual a própria fusão entre Oi e Portugal Telecom é parte. Por parte da Telefônica, que é a maior interessada no assunto (é ela quem tem participação na Telecom Italia e que pode vir a se tornar controladora da tele), muito cuidado nas palavras ditas em público. Mas nos bastidores, a empresa não esconde que vê essa solução como um caminho natural e possível. Um graduado executivo do grupo teria dito: "ter três competidores fortes é melhor do que ter quatro onde só dois estão saudáveis". É uma posição que parte da premissa de que a Oi seguirá debilitada pela sua situação financeira e de que a situação da TIM, hoje uma operadora sem dívidas e com resultados expressivos, poderá se deteriorar caso o controlador passe a demandar mais dividendos, o que deixaria apenas Vivo e Claro "fortes".

Aliás, um grande desafio do fatiamento da TIM é a situação da Oi. Hoje, dificilmente a empresa teria condições de se capitalizar para isso, pois está no limite do endividamento e precisa se concentrar na fusão com a Portugal Telecom. E mesmo que a fusão se concretize em meados de 2014, como previsto, ainda assim a nova companhia terá uma dívida complexa de ser equacionada, ainda que tenha mais escala e maior peso. Dificilmente, com a oposição da Oi, uma venda da TIM para Vivo e Claro seria aprovada concorrencialmente, sem falar nas limitações regulatórias, como o teto de espectro acumulado por uma mesma operadora.

Carlos Zenteno, presidente da Claro, recusou-se peremptoriamente a comentar qualquer possibilidade de fatiamento da TIM. Disse que esse é um assunto exclusivo dos acionistas e que nada poderia falar a respeito. Mas também não negou que a ideia seria interessante.

No meio do caminho há o leilão de 700 MHz, uma licitação que só o governo quer realizar agora. As teles querem o espectro, mas não acham oportuno gastar mais dinheiro com licenças agora e temem que isso adicione ainda mais complexidade a uma possível solução para a TIM.

As nuvens sobre o futuro da TIM (e do mercado) começam a se dissipar no dia 7 de novembro, quando a Telecom Italia anuncia seu plano de recuperação, que pode incluir a venda de ativos, inclusive o Brasil. No mais recente movimento, segundo informações da Bloomberg, a Telefônica estaria vetando a venda da rede fixa na Itália, um movimento que coloca ainda mais pressão sobre os ativos brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!