Coreia é exemplo de desafios a serem enfrentados pela tecnologia NFC

Entre os países que estão desbravando a tecnologia de comunicação por proximidade NFC, a Coreia do Sul é um bom exemplo dos desafios que estão sendo enfrentados. O país busca identificar um uso cotidiano para o NFC para que ele seja adotado de forma mais consistente. Hoje, dos 2 milhões de comerciantes, apenas 80 mil têm o PoS (terminal) que permite receber pagamentos via NFC – isso representa apenas 4% do total. Em compensação, todo o transporte público, incluindo táxis, já permite que se pague usando o celular.

Notícias relacionadas
Uma pesquisa da KCC (Korea Communications Comission) estima que, no ano que vem, 71% dos smartphones no país terão a tecnologia. E aí vem o balde de água fria: apenas 5,1% dos usuários coreanos sabem de fato para que serve o NFC. Outros 18,5% consideram conhecer bem o sistema. “90% dos donos de celulares com NFC nunca usaram a tecnologia”, diz Jung-Hee Song, vice-presidente executiva de Inovação de Serviços da operadora coreana KT.

Uma das soluções para esse dilema, segundo Jung-Hee, é a oferta de cupons disponíveis apenas para NFC. “A carteira eletrônica precisa adicionar mais valor do que ser apenas 'mais leve'”. Enquanto isso, a KT trabalha em parceria com a japonesa NTT DoCoMo, do Japão, para desenvolver um serviço além fronteiras e facilitar a vida de turistas nos dois países – a previsão é de que o serviço entre em operação em setembro de 2013.

As informações foram divulgadas no evento da GSM Association NFC & Mobile Money Summit, que acontece esta semana em Milão e está sendo acompanhado in loco por este noticiário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!