O usuário do iPhone tem uma média de páginas visitadas por sessão maior que o usuário da internet fixa e maior também que os demais usuários de outros dispositivos.
Segundo dados apresentados pela consultoria Predicta, o usuário mobile de forma geral visita uma média de 1,7 páginas por sessão, enquanto o internauta fixo tem uma média de 2,2 páginas. "Porém, quando focamos no iPhone, percebemos que este número salta para 2,7. Superando até a internet fixa", afirma Claudia Woods, diretora de inteligência e marketing da Predicta que participou do 1º Fórum Móbile +. As razões dessa diferença, diz Woods, podem estar relacionadas com a novidade, com a interface mais simples do iPhone ou com o fato de haver conteúdos adaptados para a tela do iPhone. "Mas qualquer que seja a resposta, fica claro que se o conteúdo estiver disponível em uma interface agradável e simples, as pessoas navegarão mais pelo celular". Importante ressaltar que a Predicta mede apenas a visitação de sites da web, o que não inclui os Waps.
Outro dado interessante divulgado pela executiva, é que, enquanto os usuários de internet fixa realizam acessos diretos às páginas em 92% da vezes, eles passam por sites de buscas em 6% das conexões. No segmento de celular, o acesso direto prevalece, com 97,5% do total. "O usuário móvel não quer caminho alternativo para entrar no site", afirmou Woods.
52% dos acessos
Atualmente, 52% dos acessos à internet por celulares são realizados via iPhone. Os aparelhos da Nokia representam 33% dos acessos, entre os quais o N95 é responsável por 17%. De acordo com Claudia Wodds, o iPhone foi responsável por elevar os acessos mobile à internet no Brasil, os quais, aponta a executiva, registraram um grande salto, desde o lançamento oficial da aparelho da Apple no País. "Com a moda do iPhone, e sua usuabilidade fácil, as pessoas passaram a demonstrar maior interesse em utilizar a internet pelo celular. O lançamento dele trouxe visibilidade para este mercado", avaliou Woods.
A executiva apontou que os acessos de internet pelo celular são maiores nos fins de semana, quando eles chegam a superar as conexões fixas. "Dessa forma, se uma campanha de marketing quiser fazer sucesso em clientes de internet via celular, ela deve ser direta, customizada e, de preferência, ser enviada durante os fins de semana para os consumidores. Assim, a possibilidade de sucesso é maior", concluiu Claudia Woods.