ABTA critica decisão da Anatel sobre Oi/WayTV

Pedro Dutra, advogado da ABTA (associação dos operadores de TV por assinatura), se diz perplexo com a decisão da agência de reverter a sua posição anterior e aprovar a anuência prévia para a compra da WayTV pela Telemar. "A Anatel está entrando em um processo perigoso de criar insegurança jurídica no mercado com essa decisão, porque está desconsiderando o que diz uma lei", diz o advogado. Ele se refere ao argumento utilizado pela agência para rever a decisão. Segundo o conselheiro Antônio Bedran, a cláusula 14.1 do contrato das teles de fato impede estas empresas ou suas coligadas de operarem serviço de TV a cabo, salvo o que estiver "ressalvado em lei específica". O que Bedran aponta como ressalvado na Lei do Cabo é a possibilidade de uma empresa de telecomunicações ser autorizada a prestar o serviço "na hipótese de desinteresse manifesto de empresas privadas, caracterizado pela ausência de resposta a edital relativo a uma determinada área de prestação de serviço", conforme o artigo 15 da Lei do Cabo. A Anatel entendeu que o leilão de venda da empresa realizado em bolsa foi o tal edital a que a lei se refere. "É evidente que o leilão de que fala a lei é público e ofertado pela Anatel. A decisão lança incerteza jurídica porque sugere a substituição da Anatel como representante do poder público na oferta de licenças", diz Pedro Dutra. Para ele, a opção jurídica da agência não encontra respaldo legal ou fático, e não foi baseada em nenhum fato novo desde março, quando houve o veto inicial à operação, até agora, quando houve a reversão.

Concorrência

Outra queixa do advogado da ABTA é com o fato de a agência fazer a análise concorrencial apenas depois da aprovação regulatória. "Não faz sentido a Anatel autorizar uma operação do ponto de vista regulatório que depois precisará restringir do ponto de vista concorrencial". Ele ressalta que a agência precisa, rapidamente, tomar uma posição em relação à entrada da Telefônica no capital da TVA e, agora, em relação à Telemar/WayTV. "Está na Lei Geral de Telecomunicações essa responsabilidade da agência. Ela precisa cumprir a lei".

Notícias relacionadas

Medidas judicias

A ABTA, em comunicado à imprensa, decidiu "avaliar recomendação de seus advogados para a adoção de medidas judiciais contra a atual decisão". A associação diz que a aprovação da Anatel ?representa uma verdadeira afronta a todo o arcabouço jurídico e regulatório respeitado pelo mercado brasileiro de serviços de televisão por assinatura em vigor?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!