A operadora de satélites espanhola Sateliot anunciou nesta segunda-feira, 23, uma rodada Série B no total de 30 milhões de euros (cerca de R$ 185 milhões), liderada pela Global Portfolio Investments, uma gestora de ativos de Madrid (Espanha).
No total, a gestora está aportando 10 milhões de euros (em torno de R$ 62 milhões) na companhia e se torna, assim, um dos seus principais acionistas, ao lado de players como Indra, Cellnex e Sepides, com mais de 10% do capital.
De acordo com a startup, o funding será alocado para continuar o desenvolvimento da sua tecnologia proprietária e lançar sua constelação composta por mais de 100 satélites 5G com Internet das Coisas (IoT), importantes para prover cobertura a nível global até 2028. A empresa acredita que seus satélites podem contribuir para conectar milhões de dispositivos em setores como agricultura, indústria e logística.
"Este investimento representa um grande impulso para a companhia e envia uma mensagem de confiança a outros investidores interessados em nossa empresa, para que possam se juntar ao nosso projeto. Também representa um passo decisivo para continuar avançando em nossa estratégia de ter a constelação implantada e cumprir nossos objetivos financeiros", afirmou o CEO da Sateliot, Jaume Sanpera, em comunicado.
Lançamentos
Neste sentido, a startup concluiu, em agosto, o lançamento de quatro satélites para a constelação de baixa órbita terrestre (LEO) 5G, voltado ao mercado de IoT. O lançamento utilizou o foguete Falcon 9, da SpaceX. O movimento é considerado o início da sua fase comercial, com a geração de receitas esperada a partir do primeiro trimestre de 2025.
A empresa afirma ter assegurado mais de 250 milhões de euros em contratos, junto a mais de 400 clientes espalhados por 50 países. A partir desses negócios, o plano é chegar a uma receita de 500 milhões de euros em 2027, e de 1 bilhão de euros, em 2030.