No conselho de administração, Ricotta quer ajudar Highline na estratégia do 5G

Foto: Pixabay

A chegada do ex-presidente da Ericsson Brasil, Eduardo Ricotta, ao conselho de administração da Highline, anunciada nesta quinta-feira, 23, procura demonstrar o interesse da companhia em participar do leilão do 5G. Afinal, não é por acaso que a empresa de infraestrutura confirmou a presença de um executivo de experiência de décadas em telecomunicações justamente quando o edital está prestes a ser aprovado na Anatel – se tudo der certo na sexta-feira, 24.

Em conversa com TELETIME, Ricotta contou que levou algum tempo para se sentir à vontade para voltar ao mundo de telecomunicações. Atualmente presidente da empresa de energia renovável Vestas, o executivo chegou a recusar outros convites, mas entendeu que a chegada do leilão do 5G seria uma boa deixa para atuar no conselho de administração da Highline. Isso foi inclusive acordado com a Vestas, onde permanece na liderança para a América Latina.

A ideia é que ele ajude o plano estratégico da companhia de infraestrutura. "Vou colocar todo o conhecimento que tive para ajudar a desenvolver e trabalhar em escala", declarou. "Acho que esse é o papel como conselheiro e estou bem feliz de poder participar do momento que tanto trabalhei para ajudar a criar com modelo correto, obrigações em vez de cobrar o preço [cheio] das frequências."

Notícias relacionadas

Para Ricotta, na escolha da Highline pesou também o foco em infraestrutura digital da companhia, que conta com o suporte – inclusive financeiro – da controladora DigitalBridge (antes chamada Digital Colony). "Estou chegando para ajudar no 5G, mas vai depender das condições do leilão. O time da Highline está trabalhando há mais de um ano nisso", afirma, mencionando que ainda aguarda a decisão da Anatel a respeito das condições finais

5G

Ainda na Ericsson, Eduardo Ricotta falava que o País tinha necessidade de ter um "plano nacional de 5G". O executivo continua com essa crença, afirmando que o acesso à frequência e as questões relativas à segurança cibernética poderiam compor um arcabouço para que as empresas possam acelerar a adoção da tecnologia com maior estabilidade e previsibilidade. 

"Há uma demanda gigantesca por infraestrutura digital em geral, e eu acho que o 5G vai contribuir demais para a universalização dos serviços, seja nos grandes centros ou na zona rural", coloca. "O propósito da Highline é ter uma proposta similar ao que se vê na fibra, com compartilhamento", pontua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!