Sem Fistel Brasil venderia três vezes mais módulos M2M, diz Datora

Foto: Pixabay

[Publicado no Mobile Time] Se o Brasil parar de cobrar o Fistel sobre aparelhos do mercado de Internet das Coisas (IoT), o volume de vendas anuais de módulos M2M no País, que hoje gira em torno de 4 a 5 milhões de unidades, aumentaria de duas a três vezes, prevê Tomas Fuchs, CEO do Grupo Datora, com base em um estudo encomendado por sua operadora móvel Arqia e realizado pelo Instituto Global Data.

O Brasil encerrou o ano de 2019 com 25 milhões de conexões M2M: o País ocupa a quinta posição em tamanho de base, mas o nono em receita com esse tipo de aplicação. Antes da pandemia, a previsão era de um crescimento médio anual de 15%, chegando a 49,6 milhões de conexões em 2024. Porém, o desempenho exercido pelas redes de telecom durante a pandemia acelerou a transformação digital e fez com que as projeções fossem recalculadas. Considerando o novo cenário e também a possibilidade de isenção do Fistel, o crescimento médio anual pode chegar a 35,2%, na estimativa mais otimista, com uma base de módulos M2M de 230,7 milhões em 2024. Por essa mesma projeção, a receita anual bruta daqui a quatro anos com M2M no Brasil seria de R$ 213 bilhões, com arrecadação de R$ 38 bilhões em impostos com essa atividade. Para completar, até 11,4 milhões de empregos seriam criados em decorrência do avanço em M2M.

Fuchs entende que o aumento nas vendas de módulos M2M atrairia também para o Brasil fabricantes desses equipamentos, que hoje, em sua maioria, são importados.

Notícias relacionadas

Há um projeto de lei em tramitação no Senado prevendo a isenção do Fistel. O CEO do grupo Datora comenta que já foi construído um consenso em torno da questão e que agora é só uma questão de tempo para a sua aprovação. "É um projeto urgente, na minha visão. Todo mundo concorda sobre a necessidade de isenção do Fistel para M2M. Agora precisamos conseguir prioridade na pauta do Senado. É um dos poucos projetos com o qual todo mundo concorda", diz.

Outras duas pautas tributárias para o setor consistem na redução do ICMS sobre aplicações de IoT e a efetiva destinação do Fust para serviços de telecom, em vez de compôr o superávit primário. Mas, na opinião de Fuchs, a isenção do Fistel é a demanda que está mais próxima de se tornar realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!