Juiz encerra primeiro processo com base na LGPD sem julgar mérito

Decisão judicial

[Publicado no Mobile Time] O juiz de direito da 5ª Vara Cível de Brasília, Wagner Pessoa Vieira, apresentou na terça-feira, 22, a sentença a respeito da primeira Ação Civil Pública com fundamento na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), apresentada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) na última segunda-feira. Segundo o magistrado, a "presente ação não merece prosperar."

De acordo com o juiz, depois de navegar na Internet à procura do site "Lembrete Digital", ele constatou que o domínio lojainfortexto.com.br saiu do ar e está "em manutenção".

De acordo com o texto do juiz: "Esse fato [de o site estar em manutenção], provavelmente, decorre da circunstância de que, com o recente início de vigência da Lei 13.709/18, ocorrido em 18/09/2020 (sexta-feira passada), os responsáveis pelo sobredito sítio devem estar buscando adequar os seus serviços às normas jurídicas de proteção de dados pessoais."

Notícias relacionadas

A sentença continua informando que, neste momento, ao menos, não há "interesse processual do autor para agir através desta ação civil pública". Isso porque, como o site está em manutenção, não há evidência de lesão ou ameaça de lesão para justificar "a pretensão de tutela inibitória deduzida na inicial, com o que a presente ação se torna inútil."

A petição judicial foi indeferida e o processo extinto sem resolução de mérito. Leia a sentença na íntegra.

Caso o site volte ao ar ou mude de nome, o Ministério Público poderá investigar novamente o caso. O MP também poderá recorrer da decisão com o argumento de que é possível saber os nomes dos responsáveis pelo domínio .br, mesmo que esteja fora do ar.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e o NIC.Br foram procurados, mas não responderam antes do fechamento desta matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!