MCTIC elabora indicadores para Planejamento Estratégico 2020-2030

Planejamento estratégico do MCTIC vai alinhar indicadores para Estratégia 2020-2030. Foto: Márcio Nascimento/Ascom - MCTIC

As secretarias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) começaram a construção de indicadores que acompanharão cada objetivo previsto no Planejamento Estratégico 2020-2030. Segundo informou a pasta nesta segunda, 23, trata-se da segunda etapa da produção da estratégia, iniciada no começo do mês com a Secretaria de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle (Sepla) do MCTIC, que revisa o planejamento de acordo com as novas diretrizes de governo e setoriais, além da integração com outros instrumentos como a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (ENDES) 2019-2031, a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) e o Plano Plurianual 2020-2023.

Um dos objetivos estratégicos do ministério nos próximos 10 anos é o de universalizar o acesso e ampliar a qualidade de serviços de comunicação, estimular pesquisa e transformação de conhecimento científico em "riqueza para a sociedade", e fortalecer o sistema de C&T nacional.

"A partir do momento em que há objetivos, nós precisamos de instrumentos para dizer se a gente alcançou as metas. Os indicadores permitem analisar o andamento da estratégia e medir os resultados que a gente alcançou. Com um planejamento voltado para políticas de Estado, de longo prazo, a gente precisa de medidas de desempenho que a gente consiga acompanhar e mostrem a nossa visão de futuro", declarou o diretor da Seplan, Carlos Pinho, no comunicado à imprensa.

Notícias relacionadas

No PPA 2016-2019, o Governo Federal, ainda sob comando da então presidenta Dilma Rousseff, manteve metas da TV digital, além de um total de 20 milhões de acessos máquina a máquina (M2M). Tanto no caso da digitalização quanto no dos acessos M2M, foi bem sucedido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!