Acesso à Internet desacelera no mundo e ONU recomenda nova abordagem

Foto: Pixabay

[Publicado no Mobile Time] O acesso à Internet não está acontecendo tão rápido quanto a ONU gostaria. Cerca de metade da população mundial continua desconectada. De 2018 para 2019 subiu de 53,1% para 54,8% a proporção de residências com acesso à Internet. Em países de baixa renda, a melhora foi de apenas 0,8 ponto percentual. Esse crescimento anual está desacelerando, de acordo com o recém-publicado relatório "The State of Broadband 2019", elaborado pela comissão de banda larga para o desenvolvimento sustentável da UIT e da Unesco. O fundador da America Móvil, Carlos Slim, atua como co-chairman na comissão.

Também está desacelerando o crescimento da proporção de indivíduos com acesso à Internet, principalmente em países em desenvolvimento, que concentram a maior parte do desconectados. Atualmente, do total de 7,6 bilhões de habitantes do planeta, 3,9 bilhões acessam a Internet e 3,7 bilhões seguem desconectados.

Por conta dessa disparidade, a referida comissão da ONU recomenda uma nova abordagem em busca de uma "conectividade universal significativa", que precisa ser também segura, confiável e que empodere o usuário, levando a um Impacto positivo na sociedade e na economia. A comissão aconselha que esse conceito sustente novas políticas públicas que estimulem a implementação de redes com o objetivo de aumentar a população com acesso à Internet.

Notícias relacionadas

Mobile

As redes móveis e os smartphones têm desempenhado um papel fundamental no acesso à Internet mundo afora. Há 3,5 bilhões de assinantes de Internet móvel contra apenas 1,1 bilhão com banda larga fixa. Nos últimos cinco anos, houve a adição de 1 bilhão de assinantes de Internet móvel no mundo. Contudo, a velocidade do crescimento é bem diferente dependendo da renda média da população. Nos países com renda per capita baixa, o aumento foi de 22% nesse período, enquanto naqueles com renda per capita média-baixa, foi de 66%. O relatório da ONU também indica uma desaceleração no crescimento do acesso por banda larga móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!