Alatur oferece aplicativo móvel para gerenciamento de viagens

A administração de uma viagem aérea agora pode ser feita na palma da mão. A agência brasileira de turismo Alatur desenvolveu um aplicativo móvel que permite gerenciar todos os dados relevantes de uma viagem, como o status dos vôos e a reserva de hotéis. O "Alatur Mobile" está disponível para download gratuito nas plataformas iOS, Android 2.2 e Blackberry Tablet OS (para o Playbook da RIM).

Dentre as principais funcionalidades do app está o monitoramento do status do voo desde algumas horas antes do embarque. Se há algum atraso ou cancelamento, o usuário recebe um alerta por email ou na própria tela do smartphone. Através do aplicativo, é possível buscar outras opções de voos para o mesmo destino naquele dia. O app também disponibiliza dados da reserva de hotel e traça rotas em um mapa para ensinar o caminho. Se o usuário for cliente da Alatur, as informações de sua viagem são sincronizadas automaticamente com o aplicativo assim que é feita a sua reserva. Quem não for cliente precisa embutir os dados manualmente.

O aplicativo também pode ser usado pelos responsáveis pela aprovação de viagens corporativas dentro de uma empresa que seja cliente da Alatur. Os pedidos de viagens dos funcionários aparecem na tela do app.
Uma segunda versão do software está sendo desenvolvida para lançamento no começo de 2012. Ela agregará a funcionalidade de selfbooking, ou seja: o usuário poderá realizar ou alterar suas reservas através do aplicativo. Nessa nova versão, a Alatur estuda a possibilidade de cobrar por download ou cobrar uma anuidade pelo uso do app para quem não for seu cliente.

Notícias relacionadas

O diretor da área de TI da Alatur, Jean Lopes, relata que a inspiração para a criação do aplicativo veio do exterior, ao constatar que agências de turismo internacionais exploravam esse novo canal de contato com seus consumidores desde o lançamento do primeiro iPhone, em 2007. "O problema é que naquela época havia uma fragmentação grande de sistemas operacionais móveis, o que representava um custo elevado para atingir a maioria do público", explica. A popularização do sistema operacional Android e o lançamento da plataforma Adobe Air, que facilita o desenvolvimento de apps móveis para múltiplos sistemas operacionais, encorajaram a Alatur a investir no projeto. Segundo Lopes, existe um ganho intangível para a marca, em razão do pioneirismo da iniciativa entre empresas de turismo no Brasil, além da fidelização de seus clientes. O aplicativo foi desenvolvido pela Sys2B.

A Alatur é especializada em turismo corporativo, mercado que movimentou cerca de R$ 21 bilhões no Brasil em 2010, de acordo com dados da Associação Brasileira de Gestores de Viagens Corporativas (ABGEV). A Alatur está entre as maiores agências desse segmento no País, registrando aproximadamente 65 mil requisições de viagens por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!