Anatel concede anuência prévia à operação Vivo/Telefônica

Em nota oficial divulgada no início da noite desta quinta-feira, 23, a Anatel anunciou a aprovação do pedido de anuência prévia da aquisição da totalidade das ações da Vivo pela Telefônica. Com o aval da licença, o grupo espanhol poderá concluir a operação de compra da participação acionária da Portugal Telecom, com quem divide no momento o controle da operadora celular.
O aval da Anatel foi concedido cinco dias antes do vencimento do prazo fixado pelas companhias para a conclusão do negócio (28 de setembro). A anuência prévia no caso Vivo/Telefônica também abre as portas para outro grande negócio no setor de telefonia brasileiro: a entrada da Portugal Telecom no controle da Oi. A possibilidade de investimento do grupo português no maior conglomerado de telecomunicações do Brasil foi anunciada ao mesmo tempo em que se fechou o acordo de aquisição plena do controle da Vivo pela Telefônica.
Condicionamentos

Notícias relacionadas
Apesar de os pareceres técnico e jurídico produzidos pela Anatel não apontarem riscos relevantes ao mercado de telecomunicações nacional com a operação – especialmente por se tratar de uma transferência de ações entre sócios -, a Anatel resolveu impor "condicionamentos" ao negócio. Segundo a própria agência reguladora, esses condicionamentos "originam-se de compromissos oferecidos voluntariamente pelas empresas, aceitos pela Anatel, com vistas à melhoria da qualidade e da cobertura do serviço prestado e às contribuições para o mercado de telecomunicações, com amplos benefícios para a população".
Os compromissos são os seguintes:
. Atendimento, com Serviço Móvel Pessoal (SMP), de 35 municípios sem acesso a este serviço, sendo 16 deles até março de 2011 e outros 19 atendidos até dezembro de 2011;
. Promoção de cobertura do SMP com tecnologia 3G, até dezembro de 2012, na área urbana do Distrito Sede de 83 municípios, além daqueles 2.832 municípios já previstos pela prestadora e informados à agência;
. Tornar disponível infraestrutura para contribuir com a interiorização da rede de educação e pesquisa avançada no país, mediante cessão de capacidade de transmissão, em fibra óptica ou em alta velocidade, para uso não comercial pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que viabilize a interligação de campi de universidades públicas localizadas na Região III do Plano Geral de Outorgas (PGO).
A última contrapartida citada tem efeito apenas em São Paulo (Região III), portanto, beneficiará somente as universidades situadas nesse estado. Com relação às outras duas condicionantes, envolvendo a cobertura com telefonia móvel, este noticiário apurou que as localidades citadas estão localizadas em 12 estados: Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul e Sergipe na exigência a ser atendida até março de 2011; Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia na obrigação de atendimento até dezembro de 2011; e Maranhão, na condicionante envolvendo a cobertura de 3G nas sedes municipais.
Segundo informações técnicas, as chamadas "localidades mudas" que passarão a ter telefonia móvel com o cumprimento das condicionantes do Vivo/Telefônica são cidades que acabaram ficando fora da lista de atendimento via contrapartida negociada durante o leilão do 3G, realizado em 2007. A Anatel informou que divulgará a análise do conselheiro-relator, Jarbas Valente, apenas amanhã. A Telefônica também comunicou que só irá se pronunciar sobre a anuência nessa sexta, 23, após analisar detalhadamente a decisão da Anatel.
A anuência foi concedida com aprovação unânime dos conselheiros. Com relação às contrapartidas, no entanto, a conselheira Emília Ribeiro votou contrariamente alegando que não caberia a imposição de condicionamentos ao ato de concentração já que a operação cumpre as exigências legais e regulatórias do setor. Pesaram também na decisão da conselheira, as contrapartidas não terem sido analisadas pelas áreas técnica e jurídica do órgão regulador, tendo surgido apenas nos debates no Conselho Diretor. Procurada por esta reportagem, a conselheira não quis comentar seu voto destoante e informou que o divulgará na página da agência na Internet amanhã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!