Casa Civil abre consulta sobre novas regras para agências

A Casa Civil publicou nesta terça, 22, dois anteprojetos de lei que ficarão em consulta até o dia 30 de setembro e que buscam promover alterações no modelo de agências reguladoras hoje vigente. As alterações previstas nos anteprojetos valem apenas para as agências, não envolvendo outras autarquias como a CVM, por exemplo. Os textos estão disponíveis no site www.teletime.com.br/arquivos/agencias.zip . São várias as alterações propostas.

Consultas públicas

Pela proposta do anteprojeto de lei, todos os atos normativos das agências reguladoras devem ser submetidos a consulta ou audiência pública. A novidade é que as consultas poderão ser acompanhadas por um especialista indicado por entidades da sociedade civil com mais de um ano de existência e que tratem de direitos do consumidor ou da ordem econômica. Cabe às agências regulamentar o procedimento de consultas públicas diante desta nova imposição.

Notícias relacionadas

Relatórios anuais

As agências reguladoras, de acordo com o anteprojeto em consulta, terão que apresentar anualmente relatórios destacando o cumprimento de políticas estabelecidas pelo Executivo. Tais relatórios devem ser enviados ao ministério a que a agência estiver vinculada, à Câmara e ao Senado.

Contratos de gestão

A administração das agências será objeto de uma espécie de contrato de gestão estabelecido entre o ministério correspondente e a diretoria ou conselho colegiado. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento serão ouvidos sobre todos os contratos a serem firmados. Tais contratos devem ser estabelecidos em até 120 dias após a nomeação do presidente, terão validade de um ano, devem ser renovados anualmente mas podem ser revistos em intervalos menores.
O contrato estabelecerá metas entre o Executivo e a agências, prazos, questões orçamentárias, as responsabilidades das partes, a sistemática de acompanhamento e as penalidades que podem ser aplicadas a qualquer uma das partes por descumprimento do contrato. O objetivo do contrato de gestão é compatibilizar a atividade regulatória das agências com as políticas públicas, dar transparência e mecanismos de controle social às agências e aperfeiçoar os mecanismos de cooperação, supervisão e fiscalização do poder público. Haverá uma comissão de acompanhamento dos contratos de gestão formado pelo ministério responsável pela agência, Planejamento e Casa Civil. Essa comissão se reunirá pelo menos duas vezes por ano, e poderá contar com o auxílio de consultores, auditores e especialistas convidados.

Ouvidoria

O presidente da República nomeará para todas as agências um ouvidor com mandato de dois anos e sem nenhum grau de subordinação hierárquica, a quem caberá acompanhar todos os trabalhos da agência reguladora, fazer relatórios e enviá-los às comissões de fiscalização e controle da Câmara e do Senado.

Concorrência

O anteprojeto da Casa Civil dá grande importância à questão da integração entre agências reguladoras e órgãos de defesa da concorrência (Cade, SDE e SEAE). Segundo o anteprojeto, caberá às agências estabelecer convênios com os órgãos de defesa e procedimentos de fiscalização da ordem econômica. Os órgãos de defesa da concorrência deverão dar parecer para as agências nos casos em que a atividade normativa puder alterar a ordem econômica. Ao mesmo tempo, caberá às agências observar se as ações das empresas por ela reguladas não ferem a legislação de defesa da concorrência.

Mandatos

O projeto estabelece mandato fixo de quatro anos para os conselheiros ou presidentes das agências, com apenas uma recondução. Os mandatos atuais estão mantidos, o que mostra que os mandatos não serão coincidentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!