A Nokia e a fornecedora de soluções de comunicação Furukawa celebraram uma parceria estratégica para acelerar implementações de Optical LAN (redes locais ópticas, ou POL) no mercado corporativo da América Latina, começando pelo Brasil.
Pelos termos do acordo anunciado nesta terça-feira, 23, a Furukawa deve incorporar equipamentos de rede óptica passiva da nova parceira no seu portfólio de soluções para LAN (redes locais). A linha será comercializada no País por meio do ecossistema de parceiros da empresa de cabeamento de redes.
"Estamos orgulhosos em firmar essa parceria com a Furukawa, que tem uma longa história de trabalho com mercado corporativo no Brasil em integração e validação de tecnologia", afirmou o head de enterprise da Nokia na América Latina, Marcelo Entreconti. A finlandesa estima ter implementado soluções do gênero para 450 clientes empresariais em todo o mundo.
"Devido ao potencial ilimitado de largura de banda da fibra, o optical LAN é a solução definitiva de longo prazo, disponível atualmente em velocidades de 10 Gbps, mas facilmente escalável para 25 Gbps", prosseguiu Entreconti. Já o vice-presidente executivo da Furukawa, Helio Durigan, destacou benefícios como a redução do consumo de energia na comparação com soluções tradicionais baseadas em cobre.