Governo cria GTs para estudar segurança de infraestruturas de comunicações

pixabay.com

O Governo Federal publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 23, resolução em que cria Grupos Técnicos (GTs) de Segurança de Infraestruturas Críticas de Radiodifusão e de Segurança de Infraestruturas Críticas de Telecomunicações, ambos da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O objetivo é estudar e propor a implementação de medidas e de ações relacionadas com a segurança das infraestruturas críticas de comunicações.

O GT de telecomunicações tem a finalidade de realizar o levantamento das ameaças, vulnerabilidades e "medidas de controle" relacionadas com a segurança das infraestruturas críticas do setor de Telecomunicações. O grupo será composto representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (que coordenará as atividades); Ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Comandos da Marinha, Exército e Força Aérea; Anatel e o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindTelebrasil).

Já o de radiodifusão tem como finalidade realizar os mesmos levantamentos, mas desse setor. Ele será formado por representantes das seguintes entidades: Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que o coordenará; Ministério da Defesa; MCTIC; Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Anatel; Empresa Brasil de Comunicações (EBC); Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel); e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Notícias relacionadas

Conforme a resolução, as reuniões acontecerão dos grupos conforme convocação da coordenação dos colegiados, no mínimo, oito vezes por ano. A norma também estabelece que a indicação dos membros titulares e suplentes deve ocorrer em um prazo de 30 dias, a partir da data da publicação da resolução. Ao final dos trabalhos, os grupos técnicos apresentarão à Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional um relatório contendo o levantamento das ameaças, vulnerabilidades e medidas de controle relacionadas com a segurança das infraestruturas críticas aos seus respectivos setores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!