Proteste quer que STF proíba de vez o bloqueio ao WhatsApp

De forma preventiva, a associação de consumidores Proteste entrou com ação no Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira, 23, para evitar novos bloqueios futuros do WhatsApp. A entidade alega que pediu a liminar (petição de número 46222/2016) por entender "não ser admissível que, sistematicamente, milhões de brasileiros sejam prejudicados com o bloqueio do aplicativo".

A ideia é que se considere definitiva a liminar de julho do próprio STF, que derrubou a decisão da juíza Daniela Barbosa, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ela determinou o bloqueio do WhatsApp porque a empresa não teria cooperado em uma investigação criminal. Na época, a juíza pediu a interceptação de mensagens antes da criptografia ou algum mecanismo que quebrasse o recurso de segurança.

A Proteste julga que as atitudes anteriores da Justiça de bloquear o aplicativo de mensagens foram unilaterais e ocorreram por conta de "má compreensão" do Marco Civil da Internet (MCI). No entender da associação, a suspensão do serviço seria contra dois princípios do MCI: neutralidade de rede e inimputabilidade – ou seja, provedores não podem ser responsabilizados por atos ilícitos causados por usuários.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!