Publicidade
Início Newsletter Google, Nokia e Qualcomm se unem para LTE em 3,5 GHz

Google, Nokia e Qualcomm se unem para LTE em 3,5 GHz

Espectro eletromagnético, radiofrequência, frequência

De olho no uso compartilhado de espectro na faixa de 3,5 GHz para LTE nos Estados Unidos, foi lançada nesta terça-feira, 23, a CBRS Alliance, aliança formada por seis importantes empresas de tecnologia e telecomunicações. As empresas que compõem o grupo são a Access Technologies (da Alphabet, holding controladora do Google), Federated Wireless, Intel, Nokia, Qualcomm e Rucukus Wireless. A ideia é aproveitar regulamentação da agência norte-americana Federal Communications Commission (FCC) em fevereiro, que liberou 150 MHz de espectro (entre 3.550 MHz e 3.700 MHz) para uso comercial, chamada de Citizens Broadband Radio Service (CBRS).

Em comunicado, a aliança afirmou apoiar fóruns para o desenvolvimento e incentivo à adoção de padrões específicos para a operação na faixa de 3,5 GHz. Isso inclui fornecer interfaces padronizadas de rádio para o sistema de acesso de espectro (SAS, na sigla em inglês), interfaces entre SASs, proteção de operações federais ou de incumbents, e gerenciar a coexistência das empresas que compartilharão o espectro.

A CBRS Alliance acredita que a frequência será implantada com LTE em vários países e, por isso, pode gerar economia de escala, fomentando ecossistema. Utilizando o compartilhamento de espectro, a entidade também espera poder ter grande escala para cobertura e capacidade indoor e outdoor.

Notícias relacionadas

No Brasil, a faixa de 3,5 GHz sofre com problemas de interferência nas recepções de satélite na banda C.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile