Publicidade
Início Teletime Revisão de fórmula de cálculo de custos por parte da Anatel tem...

Revisão de fórmula de cálculo de custos por parte da Anatel tem origem em uma compra mal feita

A Anatel realizou nesta sexta, 23, audiência pública para debater a proposta de revisão da metodologia de cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital, que fica em consulta pública até o dia 5 de setembro. Esta estimativa é usada pela Anatel para definir os preços mínimos nas licitações de radiofrequência e também faz parte do cálculo do modelo de custo. A revisão da norma tem um pano de fundo, no mínimo, curioso.

Notícias relacionadas
Em 2007 a Anatel contratou a FGV para definir o Custo Médio Ponderado de Capital do setor, trabalho que resultou na Resolução 535/2009. Segundo apurou este noticiário, entretanto, a fórmula nunca foi utilizada. Isso porque ela é muito complexa e depende de dados de que a Anatel não dispõe, que deveriam ser adquiridos de instituições financeiras, por exemplo. "A Anatel comprou uma receita de bolo, a cujos ingredientes ela não tinha acesso", explica uma fonte.

Sem conseguir aplicar a fórmula, os preços mínimos eram estabelecidos com base no benchmark internacional, que leva em conta o preço praticado em outros países, a estimativa de bancos de investimento, consultas ao Tribunal de Contas da União (TCU) etc. O TCU, entretanto, se incomodou com o fato de a Anatel possuir a fórmula, mas não poder utilizá-la e em acórdão de 2012 determinou que a agência fizesse uma revisão na metodologia e que, de fato, a utilizasse. A Resolução 535/2009, aliás, já prevê que a metodologia pode ser atualizada a cada três anos. A proposta em consulta pública, diferentemente da norma em vigor, utiliza dados abertos de mercado, como a taxa CDI, por exemplo.

A estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital é usado pela Anatel para definir os preços mínimos nas licitações de radiofrequência e também faz parte do cálculo do modelo de custo. Por esse motivo, a revisão da resolução foi auxiliada pela consultoria Advisia, contratada para trabalhar no modelo de custo. A fórmula leva em consideração o risco do setor, a rentabilidade exigida pelos acionistas e a rentabilidade de empréstimos e financiamentos.

A única manifestação na audiência pública foi do SindiTelebrasil. Alexander Castro, diretor do sindicato, afirmou que houve uma "considerável evolução" na proposta apresentada em comparação à Resolução 525/2009 e sugeriu algumas alterações nos índices que serão utilizados. Para o SindiTelebrasil, a agência não deve usar o CDI como índice-base tanto para o cálculo do custo do capital próprio quanto para o cálculo do custo de capital de terceiros. No lugar do CDI, a sugestão é que a agência escolha um título público pré-fixado com vencimento de, no mínimo, cinco anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile