A empresa de soluções para instituições financeiras Topaz anunciou um novo serviço para combater golpes de falsas centrais de atendimento entre clientes de instituições financeiras.
O recurso (batizado como Chamada Segura) é uma atualização do Online Fraud Detection (OFD), plataforma de segurança da empresa para o mercado B2B. Segundo a Topaz, a solução foi projetada para identificar e interromper automaticamente ligações suspeitas antes que elas possam alcançar e enganar o usuário.
"A tecnologia permite que a instituição interaja com o usuário ao ser identificada como uma ligação suspeita. Outro benefício da solução é que, quando existe uma ligação em andamento ou bloqueada, a empresa recebe informações em tempo real sobre possíveis tentativas de golpe", disse o CEO da Topaz, Jorge Iglesias.
De acordo com a empresa, a nova funcionalidade é acionada automaticamente no recebimento de chamadas ou durante o acesso à aplicação e permite monitoramento contínuo.
O modelo anunciado também consegue obter número da central falsa, além de informações referentes ao início e fim da chamada suspeita. Segundo a Topaz, essas informações podem ser utilizadas para a prevenção de fraudes.
A ferramenta ainda utiliza permissões nativas do sistema operacional para identificar e bloquear chamadas, de acordo com as restrições do aparelho. Além da identificação, a empresa destacou que a solução pode ser configurada para bloquear chamadas durante transações, oferecendo uma camada adicional de segurança.