Startup vai comercializar solução 5G do Inatel para redes privativas

Redes Privativas. Foto: Reprodução/RawPixel de Freepik

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a startup Trivale Tecnologia anunciaram nesta terça-feira, 23), uma parceria para o desenvolvimento e comercialização de uma solução de comunicação móvel 5G privativa na faixa de frequência de 700 MHz.

A iniciativa foi apoiada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Sebrae. De acordo com o Inatel, a solução foi desenvolvida ao longo de três anos e é capaz de construir uma rede privativa em uma faixa de frequência única, o que permite habilitar aplicações em localidades mais afastadas, onde as operadoras costumam enfrentar dificuldades de cobertura. Também pode ser útil quando a opção for ter uma rede própria, visando alta capacidade e melhor eficiência. 

Para sair do papel, o projeto também contou com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), explica o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.

Notícias relacionadas
Solução do Inatel e Trivale possibilita criação de rede móvel 5G privativa em áreas remotas

"Esse é um projeto que passou por todo o processo de inovação envolvendo a tríplice hélice: instituição de ensino e pesquisa, governo e órgãos de fomento. O objetivo é sempre conectar as demandas do mercado com as tecnologias desenvolvidas no Inatel", diz Marins.

A previsão é que a solução seja lançada em 2025. A Trivale será responsável pela comercialização do projeto, com foco na inserção em ambientes que carecem de automação e segurança. Dessa forma, a estratégia é expandir as operações para mercados como agricultura, mineração, indústrias, cidades inteligentes e utilities.

A escolha pela tecnologia 5G é justificada por uma série de vantagens, incluindo maior taxa de transmissão, menor latência, maior confiabilidade e autonomia nas operações. "Estamos animados com a oportunidade de trazer essa tecnologia de ponta para o mercado, aproveitando nossa experiência e o apoio desse ecossistema de inovação", afirma Guilherme Capistrano Cunha, fundador da Trivale Tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!