Complexo portuário de Santos receberá projeto piloto de 5G standalone

Os ministros Fabio Faria (Comunicações) e Tarcísio Freitas (Infraestrutura) debateram na última quarta-feira, 21, arranjos necessários para levar a tecnologia 5G standalone ao Complexo Portuário de Santos. O porto receberá projeto piloto para instalação e funcionamento da tecnologia. A iniciativa é uma forma de potencializar o setor de infraestrutura portuária brasileira.

Considerado o maior complexo portuário da América Latina, Santos é responsável por aproximadamente 25% do comércio exterior brasileiro. "A tecnologia 5G ampliará a conectividade no setor portuário brasileiro. Com isso, iremos otimizar as operações, aumentar a produtividade e contribuir para o crescimento da economia do país", antecipou Faria. A data de instalação da antena de transmissão 5G no Complexo Portuário de Santos ainda não foi definida, nem foi anunciada a empresa operadora parceira no projeto.

Além disso, os ministros também debateram os impactos positivos do leilão do 5G na logística de transporte. Um dos compromissos previstos no edital é a ampliação da cobertura de internet 4G para 48 mil quilômetros de rodovias federais.

Notícias relacionadas

O edital de 5G será votado no Tribunal de Contas da União no dia 18 de agosto. Com a definição da data, a expectativa do governo federal é realizar o leilão do 5G ainda este ano, com a ativação das redes em 27 capitais até julho de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!