Telefónica adquire alemã E-Plus por 8,1 bilhões de euros

Agora é oficial: a Telefónica comprou a operadora alemã E-Plus numa transação estimada em 8,1 bilhões de euros. O negócio envolve a venda de 100% da participação da holandesa KPN na E-Plus para a subsidiária da Telefónica, a Telefónica Deutschland, que opera na Alemanha com a marca O2. A KPN receberá 5 bilhões de euros em dinheiro e ainda uma participação de 17,6% na O2, participação esta avaliada em 3,1 bilhões de euros.

Notícias relacionadas
O negócio, que ainda precisa ser aprovado em assembleias de acionistas de ambas as empresas e de anuência de órgãos reguladores, acontecerá em duas etapas. Primeiro, a Telefónica Deutschland incorporará a E-Plus pagando à KPN 3,7 milhões de euros em espécie e 24,9% de participação em seu capital. Depois, a Telefónica comprará 7,3% do capital da Telefónica Deutschland da KPN por 1,3 bilhão de euros, reduzindo assim a participação holandesa em seu capital para 17,6%.

A estimative das empresas é de que a fusão entre O2 e E-Plus gere sinergias estimadas entre 5 bilhões de euros e 5,5 bilhões de euros.

Em comunicado, a KPN afirmou que o dinheiro da transação trará mais flexibilidade financeira à empresa, que poderá concentrar seu foco na manutenção da liderança em vários segmentos como incumbent na Holanda, e para continuar a crescer na Bélgica.

Vale lembrar que há menos de um mês a Telefónica se desfez da O2 na Irlanda, quando vendeu a subsidiária para o grupo chinês Hutchison Whampoa por um total de 850 milhões de euros. E menos de um ano atrás a KPN também ganhou um novo controlador: a América Móvel, do mexicano Carlos Slim, que controla Claro, Embratel e Net Serviços no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!