Presidente do Google procura Bernardo para tratar de guarda de dados no Brasil

O Google pode até continuar apoiando o Marco Civil da Internet, mas depois que o governo acenou com a inclusão de um dispositivo que obriga os provedores a guardarem os dados no Brasil, esse apoio agora tem um "senão". A medida atinge principalmente os grandes players mundiais da Internet que guardam os dados fora do País. O problema é que, quando solicitados pela Justiça, esses provedores argumentam que não podem entregar dados justamente por terem servidores hospedados em outros países, como aconteceu com o próprio Google.

Notícias relacionadas
Para tratar do assunto, o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, se reuniu com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Coelho saiu da reunião sem responder às perguntas dos jornalistas. Limitou-se a dizer que fez um convite a Bernardo para conhecer a sede da empresa em Montain View, na Califórnia. "Viemos prestar nosso apoio ao Marco Civil e convidar o ministro para ir ao Google no EUA e mostrar outras formas de investir no Brasil", desconversou.

Quem revelou o verdadeiro motivo do encontro foi Bernardo. Segundo o ministro, os dirigentes do Google manifestaram preocupação com a guarda dos dados no Brasil e alegaram que a opção por guardar nos EUA é técnica e não jurídica.

Apesar dos apelos do Google, Bernardo se manteve irredutível. "As empresas, sistematicamente, e o próprio Google, quando interpelados pela Justiça, declaram que não podem fornecer dados solicitados na forma da legislação porque eles são armazenados no EUA e a legislação americana não permite que sejam fornecidos, para nós, pelo visto", criticou o ministro. "Eles acham que isso obedece a um critério mais de engenharia do que jurídico e nós dissemos que isso pode perfeitamente ser resolvido", completa ele.

Apesar da restrição do Google em armazenar os dados de brasileiros no Brasil, o ministro acredita que a empresa não vai colocar em risco seu desempenho no mercado onde o Google tem a segunda maior receita publicitária. "A notícia que nós temos é que o Google já é a segunda empresa em receita publicitária no Brasil. Eu não acredito que eles vieram aqui reclamar de fazer um investimento que para nós é importante e para eles também. Eles chegaram até a dizer que o problema não é só do valor do investimento, é mais a arquitetura da rede que eles têm", disse ele.

Prisão

Coelho chegou a ser preso no ano passado por determinação da Justiça Eleitoral do Mato Grosso do Sul porque o YouTube não retirou do ar um vídeo contra um candidato a prefeito de Campo Grande. A empresa argumentou à época que não era responsável pelo conteúdo dos vídeos postados na plataforma. Com o Marco Civil, essa questão, entre outras, fica pacificada. O portal que abriga um conteúdo ofensivo não pode ser responsabilizado por ele.

A questão da guarda local dos dados, contudo, é uma postura defensiva do governo Brasileiro e que conta com largo apoio das empresas de telecomunicações locais e dos grupos de comunicação que acreditam que, com isso, teriam condições jurídicas e operacionais isonômicas em relação aos grandes serviços de informação na Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!