Claro empresas vai instalar 5G público para Gerdau em Ouro Preto

Mina da Gerdau em Miguel Burnier, em Ouro Preto (crédito: Divulgação)

A Claro empresas (antiga Embratel), braço de serviços corporativos (B2B) da Claro, vai instalar uma rede 5G pública na região da mina da Gerdau em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, em Minas Gerais.

A iniciativa anunciada nesta segunda-feira, 23, também prevê a expansão da infraestrutura 3G e 4G no local. Em nota, as parceiras destacaram que o projeto ainda pode contemplar a instalação de uma rede 5G privativa na mina, semelhante à implantada na operação da Gerdau em Ouro Branco, no ano passado.

O projeto em Miguel Burnier será feito em quatro fases, visando à ampliação gradativa do sinal de Internet móvel e do parque de torres. Na prática, duas torres em operação serão renovadas e outras seis serão instaladas.

Notícias relacionadas

A primeira fase do projeto, que prevê a melhoria do sinal 4G e a implantação da rede 5G pública, tem previsão de conclusão para o próximo mês de julho.

Para a produtora de aço, o projeto de telecomunicações deve aprimorar a experiência de conectividade e ajudar a modernizar a rede interna. A expectativa é de que a infraestrutura contribua para aprimorar tarefas como controle logístico, monitoramento de frotas, geotecnia e gestão de recursos hídricos na operação da mina.

A Gerdau também espera utilizar aplicações tecnológicas avançadas, como veículos autônomos, gêmeos digitais, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), na operação industrial.

"O projeto proporciona significativos avanços em segurança, produtividade, eficiência operacional e automação", afirma Denis Eduardo Paim, CTO Global da Gerdau. "Em Miguel Burnier, também haverá uma importante melhoria no acesso à Internet para a comunidade," acrescenta.

Como a infraestrutura habilitará uma rede pública, a rede de telecom também deve ser usufruída por escolas, centros de saúde, centros comunitários e residências em Miguel Burnier e região. Todo o projeto deve ser concluído no segundo semestre de 2026.

"Estamos muito felizes com este segundo e significativo projeto em parceria com a Gerdau, para implementação da rede privativa 5G, além da expansão das redes 3G e 4G, em Ouro Preto", destacou Gustavo Silbert, diretor-executivo da Claro empresas, em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!