A Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra da provedora de banda larga Zaaz pela Bali, operadora para o segmento controlada pelo Grupo Werthein (que também é dono da Sky).
O aval da SG do órgão antitruste foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 23. A permissão se torna efetiva caso a aprovação não seja objeto de questionamento por um dos conselheiros do Cade ou de recurso dentro de prazo de 15 dias.
A compra do controle da Zaaz pela operadora do Grupo Werthein foi anunciada em maio; valores do negócio ainda são mantidos em sigilo. A provedora regional paulista com sede em Osasco atende pouco mais de 180 mil assinantes residenciais e corporativos em mais de 100 cidades de São Paulo e do Paraná.
Ao analisar o caso, a SG do Cade constatou sobreposição horizontal da base da Zaaz com a operação de banda larga da Bali em 18 cidades, mas não em nível suficiente para gerar preocupações concorrenciais, segundo o despacho.
No lado vendedor da operação estão a Boaz Corporações e Participações e a ISPPJ Participações. Além da alienação de ações à Bali, o negócio inclui a subscrição de novas ações pela Bali e o exercício de um bônus de subscrição pela Boaz, de modo que, ao final da operação, a Bali será titular de 93,5% da Zaaz.
Já a Boaz seguirá com 6,5% do capital social da provedora, ao fim da operação. O negócio também depende de aval da Anatel.
A estratégia
Em abril, a Bali somava cerca de 28 mil acessos de banda larga, com aposta no modelo de redes neutras de fibra. Com a aquisição do controle da Zaaz, o grupo deve ultrapassar os 200 mil assinantes no segmento. Fundador da provedora paulista e de outros ISPs que foram vendidos ao longo dos últimos anos, Cristiano Santana deve atuar como CEO da empresa consolidada.
Vale notar que além dos acessos envolvidos na operação com a Zaaz, o Grupo Werthein ainda possui quase 50 mil acessos de banda larga vinculados à marca Sky, que podem ou não ser incorporados ao novo negócio.
"A operação está em sintonia com a estratégia do Grupo Werthein de expandir sua atuação no mercado brasileiro, representando um movimento em direção a novos modelos de negócio impulsionados pela crescente digitalização e pela demanda por conectividade de alta performance no País", apontam os autos do processo no Cade.
O grupo de origem argentina também atua no Brasil nos segmentos de TV por assinatura, onde é uma das líderes de mercado com a Sky, plataformas de streaming, serviços financeiros, seguros e consultoria. O Grupo Werthein ainda tem acordo para revender no País serviços da constelação de satélites Kuiper, atualmente em construção pela Amazon.