Cade dá aval para compra da Zaaz por empresa de donos da Sky

A Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra da provedora de banda larga Zaaz pela Bali, operadora para o segmento controlada pelo Grupo Werthein (que também é dono da Sky).

O aval da SG do órgão antitruste foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 23. A permissão se torna efetiva caso a aprovação não seja objeto de questionamento por um dos conselheiros do Cade ou de recurso dentro de prazo de 15 dias.

A compra do controle da Zaaz pela operadora do Grupo Werthein foi anunciada em maio; valores do negócio ainda são mantidos em sigilo. A provedora regional paulista com sede em Osasco atende pouco mais de 180 mil assinantes residenciais e corporativos em mais de 100 cidades de São Paulo e do Paraná.

Notícias relacionadas

Ao analisar o caso, a SG do Cade constatou sobreposição horizontal da base da Zaaz com a operação de banda larga da Bali em 18 cidades, mas não em nível suficiente para gerar preocupações concorrenciais, segundo o despacho.

No lado vendedor da operação estão a Boaz Corporações e Participações e a ISPPJ Participações. Além da alienação de ações à Bali, o negócio inclui a subscrição de novas ações pela Bali e o exercício de um bônus de subscrição pela Boaz, de modo que, ao final da operação, a Bali será titular de 93,5% da Zaaz.

Já a Boaz seguirá com 6,5% do capital social da provedora, ao fim da operação. O negócio também depende de aval da Anatel.

A estratégia

Em abril, a Bali somava cerca de 28 mil acessos de banda larga, com aposta no modelo de redes neutras de fibra. Com a aquisição do controle da Zaaz, o grupo deve ultrapassar os 200 mil assinantes no segmento. Fundador da provedora paulista e de outros ISPs que foram vendidos ao longo dos últimos anos, Cristiano Santana deve atuar como CEO da empresa consolidada.

Vale notar que além dos acessos envolvidos na operação com a Zaaz, o Grupo Werthein ainda possui quase 50 mil acessos de banda larga vinculados à marca Sky, que podem ou não ser incorporados ao novo negócio.

"A operação está em sintonia com a estratégia do Grupo Werthein de expandir sua atuação no mercado brasileiro, representando um movimento em direção a novos modelos de negócio impulsionados pela crescente digitalização e pela demanda por conectividade de alta performance no País", apontam os autos do processo no Cade.

O grupo de origem argentina também atua no Brasil nos segmentos de TV por assinatura, onde é uma das líderes de mercado com a Sky, plataformas de streaming, serviços financeiros, seguros e consultoria. O Grupo Werthein ainda tem acordo para revender no País serviços da constelação de satélites Kuiper, atualmente em construção pela Amazon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!