TIM reitera ter core de rede pronto para ligar o 5G SA ainda em 2022

Atila Xavier, Diretor de Arquitetura e Evolução Tecnológica na TIM Brasil, e Paulo Humberto Gouvea, Diretor Sr. de Corporate Solutions na TIM Brasil. Foto: Reprodução

Durante painel no SciBiz – Science meets Business, evento que acontece nesta quinta-feira, 23, organizado pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), representante da TIM reforçaram que a operadora já está com a rede pronta para ligar o 5G, faltando apenas o sinal verde da EAF. Em estimativa abrangente, acredita que a limpeza do espectro com as estações profissionais na banda C estendida será resolvida para a entrada em operação comercial da rede móvel ainda em 2022.

"Já está tudo engatilhado para o 5G standalone pronto", declarou Átila Xavier, diretor de arquitetura e evolução tecnológica da TIM Brasil, citando que a operadora ainda aguarda a decisão da liberação por parte da EAF (agora chamada de Siga Antenado). "O que a gente pode esperar é que, neste ano, todas as capitais vão ter o 3,5 GHz."

Confirmando o que disse o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, há duas semanas, Xavier diz que o lançamento inicial do core de rede pronto para o padrão standalone foi feito entre fevereiro e março, mas que toda essa camada da infraestrutura já está pronta nas capitais. "Os acessos em rádio [as estações radiobase] também já estão em construção, só não estão ativados", completou. 

Notícias relacionadas

Na ocasião, o diretor de arquitetura também atualizou algumas informações a respeito da tecnologia na operadora. Atualmente, 5% da base de clientes da TIM já têm smartphones compatíveis com a tecnologia, considerando não apenas o 3,5 GHz como também o 5G DSS (agora chamado pela Anatel apenas de non-standalone). A companhia registrou em abril pouco mais de 416 mil acessos de 5G-NSA. 

Xavier também explicou que a empresa já utiliza backhaul satelital – o programa Sky Coverage da tele já soma 995 sites conectados. Com o 4G, a TIM ainda está também avançando na cobertura fora dos centros urbanos. De acordo com o diretor sênior de corporate solutions da operadora, Paulo Humberto Gouvea, a parceria para solução de agronegócios já permitiu uma cobertura de 25 mil km de rodovias, atendendo 50 mil pequenos produtores com os projetos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!