Publicidade
Início Newsletter PL das Fake News: Maia quer Câmara e Senado aprovando o mesmo...

PL das Fake News: Maia quer Câmara e Senado aprovando o mesmo texto

Em coletiva na tarde desta terça-feira, 23, na Câmara dos Deputados, o presidente da casa Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que pretende dialogar no Senado até quinta-feira, 25, para que daquela casa saia um texto que seja de comum acordo também com os deputados. Maia também disse que o texto apresentado por Angelo Coronel (PSD-BA) sempre trará polêmica, mas atingiria o objetivo de o combate às fake news.

Maia quer que o mesmo texto aprovado no Senado seja aprovado na Câmara, para na sequência, seguir para sanção presidencial.  “Se o texto dele tem questões que precisam ser modificadas, vamos dialogar no Senado até quinta-feira para que saia de lá um texto que também seja aprovado na Câmara e assim siga para sanção presidencial”. Segundo o presidente da Câmara, o tema é complexo e os deputados estão em diálogo com vários setores para chegar a um texto comum que contemple a todos.

Mais atribuições para as operadoras

Notícias relacionadas

A minuta do novo relatório do PL das Fake News (PL 2.630/2020), divulgado na última a sexta-feira, 19, pelo senador Angelo Coronel, coloca para as operadoras de celular atribuições que podem significar mais responsabilidades e compartilhamento de dados pessoais de seus clientes com plataformas digitais. O texto está previsto para ser votado nesta quinta-feira, 25.

Críticas ao novo texto

Em nota divulgada no sábado, 20, a Coalizão Direitos na Rede (CDR) aponta que o relatório apresentado pelo senador Angelo Coronel tem como ponto central a identificação dos usuários da Internet, por meio do fornecimento de documentos como identidade válida, número de celular registrado no Brasil e, em caso de número de celular estrangeiro, o passaporte.

Na avaliação da CDR, o relatório representa um mecanismo de identificação em massa de cidadãos brasileiros e atribui para as empresas privadas, no caso as plataformas de redes sociais e operadoras, um poder de polícia que não lhes compete. A entidade cita na proposta apresentada o art. 26, que altera a Lei 10.703/2003, que trata do cadastramento de usuários de celulares pré-pagos (inserindo a solicitação de mais informações dentre as já requeridas no cadastramento de pré-pagos); e o disposto no art. 6º, que obriga o envio de dados cadastrais de clientes das operadoras às plataformas de redes sociais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile