Publicidade
Início Newsletter Por sugestão de internauta, Senado pode propor PEC para reduzir impostos de...

Por sugestão de internauta, Senado pode propor PEC para reduzir impostos de games

Com apoio de 74,3 mil internautas, a carga tributária incidente sobre games e consoles, hoje de 72%, pode ser reduzida para 9%, de acordo com proposta encaminhada ao Senado por meio do portal e-Cidadania, que permite a qualquer cidadão sugerir um projeto de lei. A tributação proposta é do mesmo nível da aplicada à indústria de jogos eletrônicos nos Estados Unidos, se a sugestão legislativa (SUG) 15/2017 vier a se transformar em lei. A matéria pode ser incluída na pauta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

De acordo com o Senado, esta é a ideia com mais apoio popular entre as que já foram registradas no portal, seguida pela proposta para o fim do Estatuto do Desarmamento (60.751) e a que sugere o fim da aposentadoria especial para senadores e deputados (43.162). Pelas regras, uma ideia será convertida em sugestão legislativa ao receber apoio de pelo menos 20 mil internautas, dentro do prazo de até quatro meses. A sugestão em análise, de Kenji Amaral Kikuchi, do Rio de Janeiro, alcançou o número mínimo de 20 mil adesões em menos de 24 horas, entre os dias 8 e 9 de maio. Para o autor, os jogos eletrônicos devem ser reconhecidos como uma forma válida de cultura, além de uma indústria que precisa ser desonerada da elevada carga de tributos para poder crescer e alcançar seu potencial.

O relator da sugestão na CDH, senador Telmário Mota (PTB-RR), propõe o acolhimento da matéria na forma de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). Se a sugestão for aprovada pela comissão, o texto será subscrito pelo relator ou por qualquer membro da CDH, que deverá ainda buscar o apoio formal de outros senadores até que seja alcançado o mínimo de 27 assinaturas para que a PEC possa tramitar.

Notícias relacionadas

A CDH, que é presidida pela senadora Regina Souza (PT-PI), já pode incluir a proposta na sua pauta de votações. Se a matéria for convertida em PEC, será analisada depois pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Linguagem própria

Em acelerado crescimento, o mercado de games teve faturamento global de quase US$ 100 bilhões em 2015. No País, a produção de jogos começou em 1991, com produto envolvendo personagens da Turma da Mônica, do cartunista e empresário Maurício de Sousa, a desenvolvedora nacional TecToy e a fabricante japonesa Sega, segundo o autor da ideia legislativa. Hoje, informa Kenji Kikuchi, o país ocupa a 11ª posição entre as maiores indústrias do segmento no mundo.

Mas a alta tributação vem inibindo o potencial da indústria brasileira, segundo Kikuchi. Ele registra que em 2015 foram lançados apenas cinco games de criação nacional, e que o número caiu a dois em 2016, mesmo número esperado para 2017. Para ele, desenvolver jogos é uma forma de movimentar a economia, mas também meio para valorizar linguagem cultural própria.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile