Liminar suspende programa da Oi de pagamento a credores

Foto: Pixabay

[Atualizada às 22h25] O programa de pagamento de dívidas de até R$ 50 mil a credores anunciado pela Oi nesta sexta-feira, 23, está suspenso. O desembargador Cezar Augusto Rodrigues Costa, da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, aceitou o recurso impetrado pelo China Development Bank (CDB) e concedeu liminar suspendendo a realização da mediação extrajudicial da companhia. A decisão pode ser acessada neste link.

Em posicionamento enviado a este noticiário, a Oi afirma que o programa não se trata de uma mediação. "A Oi informa que seu programa de acordo extrajudicial com credores foi autorizado pela 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, e que esta é a única decisão de que a companhia tem conhecimento sobre o assunto. A companhia esclarece que seu programa de acordo extrajudicial não é uma mediação judicial", declarou no posicionamento.

De acordo com a decisão do desembargador, o administrador judicial da recuperação judicial da Oi, o escritório de advocacia Arnoldo Wald, tem prazo de dez dias úteis para apresentar manifestação. Intimou ainda a companhia a oferecer contrarrazões, a curadoria de massas para eventual manifestação e à Procuradoria de Justiça para oferecer um parecer. 

Notícias relacionadas

Segundo a Justiça fluminense, citando informações do processo, o banco de desenvolvimento chinês alega que a mediação poderia "implicar pagamentos antes do plano de recuperação judicial, o que seria inadmissível de acordo com a Lei 11.101/2005 (Recuperação Judicial e Extrajudicial e de Falência)". Assim, o desembargador Costa preferiu suspender o programa até o julgamento definitivos dos seis recursos sobre a mesma questão. 

De acordo com os argumentos do CDB, os credores que eventualmente receberiam o crédito na íntegra antes da assembleia geral de credores, marcada para setembro, não teriam direito a voto. Disse também que não está clara a destinação do produto da venda da participação acionária da Oi na Timor Telecom. Quanto a esta última questão, o desembargador justificou, contudo, que "não há evidência de que os valores da transação tenham finalidade diversa da orginária, que é a destinação do produto da operação em prol da recuperação judicial".

 

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde.

    Com relaçao ao programa de mediaçao a operadora estar querendo eliminar boa parte da divida que tem com credores na faixa até R$ 50.000 que seria resolvido de imediato, entendo que essa liminar deve ser suspença e os acordos devem prosseguir para que credores que aceite a proposta possa receber o mais rápido possivel, eu sou um dos credores da Oi que o meu valor a receber é 05 vezes o valor que eles colocaram e aceito fazer esse acordo pra parcelamento da divida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!