A agência reguladora norte-americana Federal Communications Commission (FCC) aprovou nesta sexta-feira, 23, acesso da OneWeb ao mercado de satélites nos Estados Unidos. A ideia é pavimentar o fornecimento de conectividade de banda larga em áreas remotas e rurais no país utilizando a tecnologia de satélites de baixa órbita não geoestacionária (NGSO, na sigla em inglês) e de sistemas fixos (FSS).
A proposta da operadora é de oferecer 720 satélites de baixa órbita utilizando as bandas Ka (20/30 GHz) e Ku (11/14 GHz). O sistema será autorizado pelo Reino Unido, mas também precisa de aprovação da FCC para o serviço nos EUA. A OneWeb ainda precisará lançar a constelação de veículos.
A Comissão afirma que a a empresa foi a primeira de "várias entidades" a pedir autorização para implantar um sistema amplo de satélites NGSO e FSS para banda larga em regiões remotas. A agência diz que está atualmente examinando outras aplicações semelhantes, "a maioria delas incluindo um grande número de satélites".