Fazenda aprova construção do cabo submarino da Telebras, diz Bittar

O Ministério da Fazenda deu aval para a Telebras criar a joint-venture com a empresa Islalink, com sede na Espanha, para a construção do cabo submarino ligando o Brasil à Europa. Segundo o presidente da estatal, Jorge Bittar, falta só marcar o dia para a assinatura do contrato, data que precisa ser combinada com o Ministério das Comunicações e com a parceira. A entrada em operação do cabo está prevista para o último trimestre de 2017. A capacidade total do cabo será de 30 Tbps , iniciando a operação com 500 Gbps.

O projeto Cabo Submarino da Telebras prevê a construção de um cabo que interliga o Brasil, a partir da cidade de Fortaleza, a Lisboa, em Portugal. Para viabilizar esse projeto, a Telebras vem desenvolvendo uma série de negociações com a empresa espanhola Islalink, com vistas à formação da JVCo (Joint-Venture Company), numa estrutura de capital que prevê o controle nacional. Ainda não está claro qual será o modelo de exploração, se a Telebrás terá tráfego livre no cabo ou se precisará pagar tráfego à Islalink.

Notícias relacionadas

De acordo com a estatal, a JVCo será uma empresa brasileira, com participação acionária de 35% da Telebras, 45% da IslaLink Submarine Cables e 20% de um terceiro investidor brasileiro, ainda não confirmado. Com isso, fica assegurado o controle acionário da empresa pelo Brasil. A previsão de investimentos no projeto é de US$ 185 milhões.

A União Europeia já anunciou que repassará ao projeto 26,5 milhões de euros, como antecipação de uso da rede pelas entidades dos países membros da comunidade. A Telebras está também em negociação com entidades brasileiras de pesquisa e educação para acertar acordos semelhantes ao da União Europeia.

O cabo submarino Brasil-Europa terá ancoragem em Fortaleza e Lisboa e será interligado ao backbone da Telebras, hoje com cerca de 21 mil km.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!