Plenário do STF mantém suspensa lei que acaba com assinatura em SP

O processo movido pela Abrafix contra a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo por conta da lei estadual que proíbe a cobrança da assinatura básica na telefonia fixa teve mais um desdobramento nesta quarta-feira, 23. O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, por unanimidade, a liminar expedida pelo ministro-relator Marco Aurélio de Mello em janeiro de 2010 suspendendo a vigência da lei.
Com isso, a legislação produzida pela assembléia paulista, e sancionada pelo governo de São Paulo, continua sem efeito prático. Em outras palavras, a cobrança da assinatura ainda é válida no estado liminarmente. O foco do processo é o suposto conflito de competência na edição da lei estadual. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Abrafix questiona a validade da lei paulista uma vez que a Constituição Federal dá à União a competência privativa para legislar sobre telecomunicações.
Esta não é a primeira vez que uma lei estadual tenta derrubar a regra de cobrança da assinatura básica na telefonia fixa. Em casos semelhantes já julgados foi reiterada a competência exclusiva da União e as leis locais foram anuladas. No caso da disputa atual, o mérito da ADI ainda não foi julgado e não há previsão de quando isso irá ocorrer no STF.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!