Até o final do ano, Globo quer ter sinal digital cobrindo metade da população brasileira

A cobertura do sinal digital da TV também cresce na rede, destaca Fernando Bittencourt. Até o final do ano, aproximadamente 50 emissoras serão digitais, cobrindo mais da metade da população brasileira. Além disso, algumas cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, recebem gap fillers para garantir a presença do sinal em regiões de sombra. Os gap fillers, vale lembrar, são transmissores de baixa potência que transmitem no mesmo canal do sinal principal da emissora, apenas para preencher áreas específicas de sombra. "Copacabana nunca recebeu sinal de TV aberta, mesmo analógica. Agora já recebe da TV digital", disse Fernando Bittencourt, diretor de tecnologia da emissora, em evento em que a Globo apresentou as tendências tecnológicas que estão entre suas prioridades.
Satélite
A Globo também anunciou que algumas de suas afiliadas começam a disponibilizar conteúdo em alta definição no satélite para os receptores de TV digital rural. A primeira é a gaúcha RBS. A TV digital rural é o modelo de recepção por satélite desenvolvido pela Globo em parceria com a Nagra para permitir que apenas as antenas parabólicas situadas em zona rural recebam o sinal digital do satélite. Em outras áreas o telespectador precisa de um receptor de TV terrestre para receber o sinal digital da Globo. Segundo Bittencourt, no caso das áreas rurais situadas em área de cobertura das afiliadas que disponibilizam o sinal no satélite, o equipamento automaticamente bloqueia o sinal nacional da Globo e libera somente o sinal regional.

Notícias relacionadas
Conteúdos em HD
Questionado sobre quanto tempo levará para a Globo ter todo o seu sinal gerado em alta definição, Bittencourt afirmou que não se trata de uma prioridade. O conteúdo do horário nobre deve ser todo em HD até o fim deste ano, sendo que a próxima novela das sete já será produzida no formato. No restante do espaço da grade, Bittencourt diz que depende da atualização dos equipamentos. "Tudo o que é comprado agora é HD", garantiu. "Mas não dá para precisar quanto tempo levará para migrar todo o parque de equipamentos", disse.
A Globo já conta com uma unidade móvel em HD e faz a conversão de uma unidade. Além disso, o helicóptero que gera imagens aéreas também já conta com câmeras HD.
Reenquadramento
Na captação dos jogos de futebol, a Globo vinha usando uma câmera exclusiva para o sinal em alta definição. Trata-se da câmera um, que capta a imagem mais aberta do campo. Com isso, é possível fazer o enquadramento mais adequado à tela SD e à tela HD (16:9). No futuro, diz Bittencourt, a emissora deve manter o uso de duas câmeras, mas uma para o HD/SD e outra apenas para dispositivos portáteis. Este modelo de captação está sendo feito pela Fifa na Copa do Mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!