A operadora de satélites SES e a empresa espacial Impulse Space anunciaram um acordo de múltiplos lançamentos envolvendo o estágio de propulsão Helios, visando transportar, em poucas horas, satélites da órbita baixa da Terra (LEO) até órbitas mais altas – como a geoestacionária (GEO) e a média órbita (MEO).
A primeira missão está prevista para 2027. Ela prevê um lançamento dedicado de um foguete de médio porte, inicialmente para a camada LEO. Em comunicado, a SES afirmou que a ideia é levar uma carga de 4 toneladas diretamente à órbita geoestacionária em até oito horas após o lançamento.
O acordo firmado também abre o diálogo para missões adicionais, permitindo que a SES lance satélites de forma mais rápida. A parceria busca acelerar o posicionamento dos satélites da SES. Com isso, evita-se os altos custos e a demora dos métodos tradicionais de lançamento.
A SES será a primeira operadora comercial a realizar uma missão dedicada com o Helios.
Missão
Segundo a operadora, operadores que desejam posicionar satélites em órbitas MEO ou GEO hoje precisam escolher entre lançamentos "pesados e caros" (com pouca disponibilidade) ou transferências lentas que podem durar meses com propulsão elétrica.
"O estágio Helios foi projetado para mudar essa dinâmica, entregando rapidamente cargas úteis de LEO a órbitas de alta energia", afirmou a SES em comunicado.
"Nós acreditamos fortemente que o desenvolvimento conjunto e a colaboração com nossos parceiros impulsionam a evolução e inovação da indústria espacial", disse o CEO da SES, Adel Al-Saleh.
"Ao lado da Impulse, não só levaremos nossos satélites mais rapidamente ao espaço, como também poderemos ampliar sua vida útil e acelerar a entrega de serviços aos clientes. Temos orgulho de protagonizar a primeira missão comercial dedicada do Helios", completou.