SES vai usar Helios para mover satélites entre órbitas espaciais

Estágio de propulsão Helios, da Impulse Space. Imagem: Impulse Space

A operadora de satélites SES e a empresa espacial Impulse Space anunciaram um acordo de múltiplos lançamentos envolvendo o estágio de propulsão Helios, visando transportar, em poucas horas, satélites da órbita baixa da Terra (LEO) até órbitas mais altas – como a geoestacionária (GEO) e a média órbita (MEO).

A primeira missão está prevista para 2027. Ela prevê um lançamento dedicado de um foguete de médio porte, inicialmente para a camada LEO. Em comunicado, a SES afirmou que a ideia é levar uma carga de 4 toneladas diretamente à órbita geoestacionária em até oito horas após o lançamento.

O acordo firmado também abre o diálogo para missões adicionais, permitindo que a SES lance satélites de forma mais rápida. A parceria busca acelerar o posicionamento dos satélites da SES. Com isso, evita-se os altos custos e a demora dos métodos tradicionais de lançamento. 

Notícias relacionadas

A SES será a primeira operadora comercial a realizar uma missão dedicada com o Helios.

Missão

Segundo a operadora, operadores que desejam posicionar satélites em órbitas MEO ou GEO hoje precisam escolher entre lançamentos "pesados e caros" (com pouca disponibilidade) ou transferências lentas que podem durar meses com propulsão elétrica.

"O estágio Helios foi projetado para mudar essa dinâmica, entregando rapidamente cargas úteis de LEO a órbitas de alta energia", afirmou a SES em comunicado.

"Nós acreditamos fortemente que o desenvolvimento conjunto e a colaboração com nossos parceiros impulsionam a evolução e inovação da indústria espacial", disse o CEO da SES, Adel Al-Saleh.

"Ao lado da Impulse, não só levaremos nossos satélites mais rapidamente ao espaço, como também poderemos ampliar sua vida útil e acelerar a entrega de serviços aos clientes. Temos orgulho de protagonizar a primeira missão comercial dedicada do Helios", completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!